João Lourenço substitui ministros das Finanças e da Educação

Archer Mangueira foi substituído por Vera Daves, que levou para secretária de Estado, enquanto Cândida Teixeira dá o seu lugar a Ana Paula Elias, que geria as bolsas de estudo.

Foto
João Lourenço tinha reconduzido Archer Mangueira no cargo em 2017 Adriano Miranda

O Presidente angolano, João Lourenço, procedeu esta quarta-feira a uma nova mini-remodelação no seu Executivo, substituindo o ministro das Finanças, Archer Mangueira, que reconduziu no cargo em 2017 quando chegou ao poder, a ministra da Educação, Cândida Teixeira, dois secretários de Estado, o governador do Namibe e o vice-governador do Bié.

O lugar de Mangueira vai ser ocupado por Vera Daves, antiga presidente da Comissão de Mercado de Capitais e que o próprio ministro insistiu em levar para o Governo como secretária de Estado das Finanças e Tesouro em 2017.

Foto

Sinal de que, entretanto, tinha ganho o respeito do chefe de Estado, como técnica conhecedora e competente, foi a sua nomeação para o Bureau Político do MPLA no último congresso extraordinário do MPLA, realizado em Junho.

O lugar de Vera Daves na secretaria de Estado das Finanças e Tesouro vai ser ocupado por Osvaldo Victorino João, enquanto Archer Mangueira passará a ser governador da província do Namibe, em substituição do exonerado Carlos da Rocha Cruz.

No Ministério da Educação, Cândida Teixeira deixa a pasta entregue a Ana Paula Elias que até aqui era directora geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo.

As mexidas levadas a cabo por João Lourenço estenderam-se ainda à Secretaria de Estado para a Saúde Pública, onde Franco Mufinda vai suceder a José Manuel Vieira Dias da Cunha, e ao cargo de vice-governador do Bié para o sector político, social e económico, com António Manuel a substituir Carlos Ulombe Esperança.

Esta é a segunda remodelação importante no Governo angolano depois de em Julho, João Lourenço ter mudado de uma assentada os titulares das pastas do Interior, da Agricultura e da Economia.

Sugerir correcção
Comentar