Como tornar as empresas mais competitivas?

As soluções da EDP Comercial para empresas estão alinhadas com os factores críticos de sucesso para a competitividade na próxima década.

Foto
Getty

pixelO avanço rápido da inteligência artificial, a alteração da ordem económica mundial ou o aumento do escrutínio em relação ao contributo das empresas para a sociedade. Estas são algumas das tendências que já estão em desenvolvimento e que deverão redesenhar os fundamentos do ambiente competitivo do futuro. É esta a previsão do Fórum Económico Mundial (WEF Annual Meeting, janeiro 2019), segundo o qual até ao final da década 2020, as chaves do sucesso para as empresas se transformarão ainda mais do que na década 2010-2020.

Para emergirem neste contexto, é fundamental que as empresas se preparem para fazer face a todas as transformações. Neste processo, todos os líderes precisarão de questionar suposições correntes e encontrar ferramentas adequadas para re-equiparem as suas empresas. Para isso, o Fórum Económico Mundial identifica alguns factores imperativos e transversais a diferentes indústrias e regiões.

1. Dominar a nova lógica de competição

A onda emergente de tecnologia, que abrange sensores, a internet-das-coisas (IoT) e a inteligência artificial vai transformar todas as empresas em negócios de informação. A velocidade com que as empresas recolhem informações e dados sobre as necessidades dos seus clientes, bem como as melhores formas de as satisfazer, será decisiva para a sua competitividade.
Foi precisamente para promover a competitividade e a inovação que a EDP Comercial criou no seu site uma plataforma dirigida a PME e a grandes empresas dos sectores industriais portugueses e espanhóis. Através de algoritmos, alimentados por dados das empresas, é possível recomendar soluções de eficiência energética adaptadas às necessidades individuais de cada empresa. O acesso a esta plataforma é gratuito e este modelo de negócio inovador permite que os investimentos em soluções de eficiência energética sejam pagos com as poupanças geradas.

2. Desenhar organizações do futuro

O potencial das novas tecnologias só pode ser desbloqueado através da inovação. As organizações precisam de posicionar-se para fazer face a mudanças rápidas, mas também para enfrentar forças de movimento lento, como as alterações políticas e sociais. Para isso, a colaboração entre seres humanos e inteligência artificial será fundamental. Neste sentido, os líderes têm de orquestrar modelos de negócio que tornem as empresas dinâmicas e flexíveis, para poderem evoluir e adaptar-se.

Esta plataforma inovadora da EDP Comercial constitui uma oportunidade para as empresas fazerem isso mesmo no campo da energia. A plataforma abrange as várias ofertas da EDP Comercial que permitem às empresas poupar, gerir e produzir: solar fotovoltaico, iluminação eficiente, eliminação do custo com energia reactiva, motores de alto rendimento, variadores electrónicos de velocidade, auditorias e certificações [IC1] e gestão de consumos. A modalidade de negócio pode ser escolhida em função das necessidades: pronto pagamento, prestações ou remuneração do serviço em mensalidades adaptadas a cada projecto.

3. Liderar o caminho da sustentabilidade

Para atingir os objectivos estabelecidos pelo Acordo de Paris, é necessário aumentar em cerca de cinco vezes o actual ritmo de descarbonização da economia mundial, e o sector eléctrico irá desempenhar um papel fundamental nessa transição.

A estratégia climática da EDP Comercial concretiza-se em cinco compromissos que nos prepararam para a profunda mudança em curso no sector eléctrico, rumo a um modelo descarbonizado e cada vez mais descentralizado.

Para além das iniciativas de redução da pegada carbónica ao nível da geração e distribuição de energia eléctrica, a EDP Comercial tem um papel muito interventivo junto dos seus clientes e comunidade em geral, promovendo a melhoria da eficiência energética no uso final e a consequente redução de emissões.

A EDP Comercial disponibiliza um conjunto de soluções que respondem a necessidades específicas dos diversos segmentos de clientes, através de uma oferta diversificada de produtos e serviços competitivos e sustentáveis, que evitam emissões no consumo final de energia.

No segmento empresarial, a empresa procura activamente promover ofertas agregadas com fornecimento de electricidade e serviços de energia eficiente. Alguns exemplos de sucesso desta abordagem incluem a Universidade Nova de Lisboa – SBE, Ferpinta, Central de Cervejas, Bonduelle, SLB, entre outros.

4. Aliar valor social a valor de negócio

Factores como as alterações climáticas, o medo da automação e a desconfiança face à tecnologia colocam em causa o papel das empresas na sociedade. Os líderes precisam de agir de forma proactiva em relação a temas sociais críticos que afectarão cada vez mais o negócio, de modo a fortalecerem o contrato social entre empresas e sociedade. É também neste campo que as soluções de produção de energia renovável para autoconsumo se posicionam.

Um bom exemplo disso é o caso da Exide Technologies, uma fornecedora global de soluções de armazenamento de energia eléctrica. Em conjunto com a EDP Comercial, assumiu o compromisso de construir, nas suas instalações em Castanheira do Ribatejo e Azambuja, duas centrais que terão 3,8 MWp para autoconsumo e um sistema de armazenamento de energia. As baterias usadas no projecto serão fabricadas pela Exide e carregadas pelos painéis solares; a energia excedente será armazenada e injectada na rede. Além de proporcionar uma poupança significativa na conta de energia da empresa, o projecto evitará a emissão de 31 mil toneladas de CO2, o correspondente a 1 milhão de árvores plantadas e a uma viagem de carro de 208 milhões de quilómetros.

Lembre-se, seja qual for a necessidade ou dimensão do seu projecto, o importante é garantir: eficiência, redução de custos e produção de uma energia ‘mais limpa’ – o que se traduz num rápido retorno do investimento. Ao investir nas soluções de energia solar da EDP Comercial poderá ainda rentabilizar activos e minimizar excedentes. Conheça estas e outras vantagens de energia solar da EDP Comercial.