Andam a aparecer caixas com notas em Lisboa e Porto. Porquê?

Campanha internacional de uma app distribui caixas com notas pelo mundo: há já registos em Portugal. As notas são de 20 e 50 euros mas a diversão e o marketing é que valem milhões.

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A caixa encontrada por Nuno Xarepe em Lisboa DR/Nuno Xarepe

Barcelona, Istambul, Dublin, Berlim, Oslo, Tóquio, Toronto, Londres, Sydney e, entre dezenas de cidades, Lisboa e Porto. “A sorte aparece por todo o mundo”, promete a Snoopo, empresa que se prepara para lançar uma app e optou por uma estratégia de marketing de uma eficiência aparentemente notável: espalhou caixas pretas, do tamanho de um smartphone, por vários locais do planeta e lá dentro há notas de, pelo que se tem visto online, 20 e 50 euros. 

A empresa tem optado por não avançar muitas informações sobre a campanha – aguardamos ainda respostas às questões que enviámos aos responsáveis –, mas as caixas com notas já são naturalmente virais. A app que se preparam para lançar no final do mês, segundo dizem, oferecerá “aventuras virtuais no mundo real”, que deverão seguir o actual mote de “caças ao tesouro”.

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Dois "achados" em Lisboa destacados nas Stories no Instagram da empresa

No Instagram, a empresa confirmou a presença de caixas em Portugal e pelo menos duas pessoas publicaram fotos com as caixas encontradas em Lisboa (podem ser vistas nas Stories no perfil da Snoopo). Um dos felizes contemplados foi Nuno Xarepe, que contou à Fugas que encontrou a caixa numa “mesa de uma esplanada do Jardim da Estrela”. Nuno, que trabalha em produção para o Canal Q, estava com os colegas a fazer um trabalho e encontrou a caixa “com uma nota de 50 euros”. “Até pensámos que era uma nota falsa...”, confessa. Depressa percebeu que não. Ao publicar no Instagram o achado (e o código correspondente), a empresa garantiu-lhe a duplicação do valor. “Fizeram uma transferência bancária”. 

DR/Nuno Xarepe
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No Porto, também surgiu uma caixa mas o utilizador que mostra a caixa junto à Ribeira, teve algum azar: “Já não tinha nenhum tesouro”, lamentava Sérgio Gouveia. À Fugas, Sérgio confessou que, apesar de alguém já ter levado a nota e só ter deixado lá dentro o cartão da empresa, achou a experiência “algo de extraordinário”, “uma maneira única e diferente de chamar a atenção do público”. A empresa, adianta, “agradeceu pessoalmente pelo post e desejou boa sorte”.

Em Portugal, a acção parece apenas estar a despertar curiosidade, além de algumas alegrias, mas noutras latitudes já despertou também medos. Nos EUA, pelo menos em Boston, o surgimento das misteriosas caixas, conta o Boston Globe, levou a denúncias e à acção da polícia, não fosse tratar-se de uma bomba... A polícia chegou mesmo a indicar que caso alguém encontrasse uma destas caixas, não a abrisse e contactasse o 911, o número de emergências.

Follow the money

Quem encontra uma caixa, com o símbolo Snoopo e a ordem “Abre-me”, descobre um cartão com os dados das redes sociais da empresa e um cartão onde se lê (em tradução livre) “Hoje é dia de sorte, tiveste a sorte suficiente para encontrares no teu caminho esta caixa. Podes ficar com a caixa e com o tesouro que contém”. A quem partilhar o achado nas redes sociais, a empresa promete o dobro do dinheiro – quem quiser seguir o trilho dos achados poderá acompanhar no Instagram #fortunestrikes e #snoopos.

No seu Facebook, a empresa indicou ter um milhão de dólares (cerca de 908 mil euros) disponíveis para estas ofertas, entre vouchers de viagens, moedas e notas. Já no Instagram tinha anunciado, no seu primeiro post a 9 de Agosto, e com uma imagem de Roma que “milhares de caixas foram colocadas por todo o mundo”. Pelas suas contas, serão 40 cidades em quatro continentes, num total de 5 mil caixas.

O site da empresa apenas contém a informação que será lançado em breve. O domínio, segundo o Whois, está nas mãos de uma empresa de marketing digital norte-americana, Mesh Digital

(Artigo actualizado a 18/09/2019 com testemunhos)

Actualização 25/09/2019: A campanha continua, com a empresa a lançar uma questão a vários países, Portugal incluído: “O lançamento da nossa app está quase a ocorrer. Digam-nos em que cidades portuguesas deveríamos colocar caixas virtuais para vocês.”

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