Elisa Ferreira, comissária, cosmopolita e tripeira

A economista vai ser responsável pela pasta da Coesão e Reformas. “Elisa Ferreira tanto está à vontade numa reunião de banqueiros no centro da Europa como na bancada do Dragão a aplaudir o FC do Porto”.

Foto
Elisa Ferreira, antes de assumir funções governativas, a comissão europeia passou pela CCRN, onde desempenhou funções de vice-presidente. dro Daniel Rocha

Há muito que se habituou aos holofotes e quase não precisa de apresentações, Elisa Ferreira é, sem dúvida, a mulher portuguesa mais vezes mencionada para cargos de topo em organizações fundamentais para o país. Mas, desta vez, o primeiro-ministro, António Costa, quis indigitá-la para comissária europeia, sendo a primeira mulher portuguesa escolhida para um cargo destes. A ex-eurodeputada, que entrou pela primeira vez para o Parlamento Europeu pela mão do PS, regressa a Bruxelas, três anos após ter assumido funções no Banco de Portugal, para ocupar a pasta da Coesão e Reformas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários