Uma semana no Lago Maggiore, à sombra de Tarantino e de Vitalina

O balanço possível de uma edição do Festival do Locarno que não foi parca em bons filmes – e em que Pedro Costa é o mais perto que se está de um favorito ao Leopardo de Ouro. O palmarés é anunciado este sábado.

Foto
Muitas vozes se levantam para dar a Vitalina Varela, a protagonista do filme homónimo de Pedro Costa, o prémio de melhor actriz desta edição do Festival de Locarno dr

Nenhum festival de cinema é possível de se acompanhar na íntegra, todos os festivais de cinema se fazem de percursos e de escolhas. O de Locarno não é diferente dos outros nisso, mas poucos serão os certames em que as três competições principais têm tanto de intercambiável. O mote Cineastas do Presente, que se aplica tecnicamente à competição secundária reservada a primeiras e segundas obras, podia na prática aplicar-se a todo o certame; sobretudo nesta edição de 2019 em que se contaram pelos dedos os cineastas ditos “grandes” com presenças regulares noutros festivais e carreira feita.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar