O destino da Amazónia nas mãos de Bolsonaro faz tremer o planeta

Sem precisar de aprovar leis, o Presidente tem permitido que a destruição da floresta tropical regresse a máximos históricos. A Amazónia está muito próxima de vergar.

floresta amazônica
Fotogaleria
Uma serraria ilegal junto ao rio Alto Guama na reserva indígena de Nova Esperanca do Piria, no estado do Pará Ricardo Moraes/REUTERS
,Desmatamento
Fotogaleria
Área recentemente desmatada por madeireiros em Santarém, no Pará Nacho Doce/Reuters
Brasil
Fotogaleria
Guerreiros Munduruku inspeccionam um local onde funcionava um garimpo ilegal nas suas terras, no estado do Pará Lunae Parracho/REUTERS
,Floresta tropical
Fotogaleria
Plantação intensiva de trigo no estado do Pará, em terras da Amazónia que foram delorestadas Nacho Doce/REUTERS

A Amazónia está a morrer. A maior floresta tropical do planeta está perto de deixar de existir como a conhecemos. As árvores frondosas e exuberantes serão substituídas por capim, uma vegetação rasteira facilmente inflamável, e as chuvas darão lugar a períodos de seca mais extensos. A biodiversidade única da região ficará impreterivelmente mais pobre, e os povos que aqui têm a sua casa e modo de vida serão expulsos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 91 comentários