A festa do Tomate Coração de Boi volta ao Douro

A 4.ª edição do concurso realiza-se a 23 de Agosto na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro. A iniciativa traz de volta esta “iguaria carnuda, suculenta e de sabor único”.

Foto
Concurso quer eleger o melhor tomate desta espécie de entre os produtores e as hortas do Douro Paulo Pereira/DR

Com a chegada do mês de Agosto, chega também o festim do tomate. O concurso Tomate Coração de Boi do Douro está de regresso ao Douro. A iniciativa, que já vai na quarta edição, ocorre no dia 23 de Agosto e reúne especialistas – incluindo, entre outros, chefs, enólogos e jornalistas, além da convidada especial, Maria de Lourdes Modesto – que vão eleger o melhor tomate desta espécie de entre os produtores e as hortas do Douro.

Após ser apurado o vencedor, por volta das 18h30, é tempo de cortar os tomates para o jantar, que se apresenta como um ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, sendo o mesmo animado por uma mesa de sabores locais e vinhos das quintas concorrentes.

Um dos objectivos é motivar os produtores de vinhos a manterem vivas as hortas de quinta e a produção do tomate Paulo Pereira/DR
A participação no concurso é gratuita Paulo Pereira/DR
Até ao final do mês, os restaurantes da região incluem, nas suas ementas, pratos inspirados no tomate Paulo Pereira/DR
Fotogaleria
Um dos objectivos é motivar os produtores de vinhos a manterem vivas as hortas de quinta e a produção do tomate Paulo Pereira/DR

Em comunicado, os organizadores da iniciativa, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação Greengrape, e Abílio Silva, produtor de vinhos Foz Torto, resumem os objectivos deste “festim” em redor de uma “iguaria carnuda, suculenta e de sabor único”: motivar os produtores de vinhos a manterem vivas as hortas de quinta e a produção do tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local. Além disso, crêem ser uma forma de promover o território e a sua diversidade de produto.

Em conjunto com o jornalista Edgardo Pacheco, os responsáveis decidiram criar esta iniciativa pois “Agosto é o mês do Tomate no Douro”. “Esta época, que antecede o período forte da região, que são as vindimas, está a transformar-se numa verdadeira festa do tomate”, sublinharam os responsáveis, acrescentando que “a adesão a esta iniciativa tem sido tão extraordinária que [estão] a conseguir aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos de excelência para além do vinho”.

Tendo em conta que o concurso é itinerante, todos os anos o evento é realizado numa quinta produtora de vinhos diferente. Teve início na Quinta Dona Matilde, passou pelas quintas de La Rosa e Vallado e, este ano, tem lugar na Quinta de Ventozelo, uma das maiores e mais antigas propriedades da Região Demarcada do Douro.

A participação no concurso é gratuita, mas a inscrição no jantar tem um custo de 25 euros. As inscrições são limitadas e implicam reserva e pagamento prévios através do e-mail greengrape@greengrape.pt.

Paralelamente ao concurso, e até ao final do mês, os restaurantes da região também aderem à Festa do Tomate Coração de Boi, pelo que incluem, nas suas ementas, pratos inspirados no tomate.

Foto
Alguns dos participantes na festa de 2018 DR

Há festa na aldeia a 24 de Agosto

Numa parceria com o Projecto Capella, um dos pontos altos da prova de tomate ocorre no dia 24 de Agosto, a partir das 16h30, na capela barroca da aldeia de Arroios, em Vila Real, onde vai ser possível comprar Tomate Coração de Boi local.

Aberta à população em geral e sem júri ou pontuações, a prova visa explorar a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite, sendo acompanhada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão. Terminada a prova, os participantes são convidados a fazerem parte, no largo da aldeia, na 11.ª edição do Mercadinho da Capella, uma festa com animação, petiscos e venda de produtos das hortas locais. A participação nesta prova é gratuita, mas é também aconselhada reserva por e-mail.

Sugerir correcção
Comentar