Merkel vista a tremer pela terceira vez

Próximos da chanceler alemã têm atribuído as responsabilidades às temperaturas elevadas e desidratação, mas as temperaturas desta quarta-feira não ultrapassam os 18 graus Celsius.

Foto
Angela Merkel na recepção ao seu homólogo finlandês, Antti Rinne, em Berlim LUSA/HAYOUNG JEON

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi vista nesta quarta-feira a tremer por largos minutos na recepção ao primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, em Berlim. É a terceira vez que a chefe do Governo alemão treme em público em poucas semanas.

Em reacção à divulgação de um vídeo em que se vê Merkel a tremer enquanto os hinos da Alemanha e da Finlândia tocavam, um porta-voz do Governo alemão garantiu, mais uma vez, que Merkel está bem e que a agenda estava a ser cumprida sem sobressaltos.

Ao contrário dos incidentes anteriores, este não parece ter sido tão grave ou, pelo menos, tão explícito. Merkel e os seus próximos têm justificado os tremores com a intensidade do calor e desidratação, afastando a hipótese de problemas de saúde. Todavia, as temperaturas em Berlim nesta quarta-feira não estão altas, com a imprensa alemã a referir-se a temperaturas frescas — 18 graus Celsius.

Merkel foi vista a tremer pela primeira vez a 18 de Junho, quando participou na recepção ao Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na capital alemã. Tremeu durante vários minutos. Mais tarde, a chanceler garantiu sentir-se melhor depois de beber três copos de água. “Desde aquele momento, bebi pelo menos três copos de água, que era o que aparentemente precisava, e agora estou muito bem”, disse Merkel. As temperaturas nesse dia estavam elevadas — 28 graus Celsius.

Os tremores voltaram uma semana depois, na cerimónia de tomada de posse do novo ministro da Justiça alemão com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e dentro de um edifício. Merkel viajou poucas horas depois para a cimeira do G20 em Osaka, no Japão.

A chanceler alemã termina o mandato em 2021.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários