Como o Estado pode vir a pagar o medicamento para tratar Matilde

Estado poderá custear medicamento, mas apenas se este for prescrito pelos médicos e não houver terapia alternativa no mercado. Pais da bebé já reuniram os dois milhões necessários para a compra do Zolgensma.

Foto
DANIEL ROCHa

A família da bebé Matilde, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), anunciou esta terça-feira ter reunido os dois milhões de euros necessários para custear a aquisição do medicamento Zolgensma, cuja entrada na Europa ainda está a ser avaliada pela Agência Europeia do Medicamento. “Atingimos o objectivo do valor do medicamento, provavelmente teremos despesas adicionais. Estamos a aguardar respostas protocolares e que a saúde da Matilde melhore para podermos avançar com os próximos passos”, escreveram no Facebook os pais da bebé.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários