Projecto Reciclar para Ganhar recupera 310 mil embalagens na Póvoa de Varzim

Em seis meses, 25 mil toneladas de resíduos de embalagens foram depositadas numa máquina, na Póvoa de Varzim, em troca de recompensas várias. Projecto superou as expectativas.

Foto
DR

O projecto Reciclar para Ganhar, implementando pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e pela Lipor, processou 310 mil embalagens nos primeiros seis meses de funcionamento, evitando que 25 toneladas de resíduos ficassem sem tratamento, indicou hoje a autarquia. A iniciativa consiste numa máquina que recebe embalagens de plástico, vidro e metal, e que, em troca, atribui recompensas em forma de bilhetes de cinema, descontos em produtos no mercado municipal e entradas nas piscinas municipais.

Segundo a autarquia poveira, nos primeiros seis meses de funcionamento a máquina foi utilizada por 13.859 utilizadores, recolhendo 310 mil embalagens, correspondente a 25 toneladas de resíduos. Dessa totalidade, 31 % correspondem a embalagens de cartão para alimentos (ECAL), 28% a embalagens de plástico de bebidas (PET), 24% de recipientes de vidro, 10% de embalagens mais rígidas de plástico (PEAD) e 7% de recipientes de aço e metal.

O projecto “Reciclar para Ganhar” foi promovido de forma pioneira no país pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em cooperação com a Lipor, a empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, e visa potenciar a separação de resíduos por parte dos cidadãos, aumentado os níveis da recolha selectiva e reciclagem dos resíduos de embalagens.

Segundo Sílvia Costa, vereadora com o pelouro do Ambiente da autarquia poveira, os números atingidos nos primeiros seis meses de funcionamento mostram que “o projecto superou todas as expectativas”. “Nunca pensámos que teria uma adesão tão grande da população e deu para perceber que as pessoas precisam de um estímulo para separarem mais. Devia ser um compromisso de cada um de nós com o futuro, mas há uma franja da população que só espera se tiver esse estímulo”, disse a autarca.

Sílvia Costa partilhou ainda que, “dado que projecto continua a crescer, está em estudo a possibilidade de substituir a actual máquina de recolha por outra semelhante, mas com maior capacidade de recolha e armazenamento”. Está também previsto que a iniciativa seja replicada em outros pontos do país, depois de o Ministro do Ambiente se ter deslocado à Póvoa de Varzim para conhecer o projecto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários