“Até ao 25 de Abril o coito dominava a cena sexual”

Com o 25 de Abril houve uma revolução sexual? O psiquiatra Francisco Allen Gomes diz que não, mas ainda assim houve mudanças. A pílula e o Viagra também são marcos históricos.

Foto
Sérgio Azenha

Francisco Allen Gomes é psiquiatra há 45 anos, desde 1974. Dois nomes marcaram o seu despertar para a sexologia: William H. Masters e Virginia E. Johnson, os dois pioneiros na investigação da sexualidade humana. O médico, que foi um dos criadores da consulta de sexologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, recorda a primeira vez que viu aqueles nomes: foi em Bordéus, era ainda estudante de medicina. Estava numa livraria e comprou vários livros e uma revista onde se anunciava que os investigadores estavam a preparar um relatório sobre comportamento sexual que “ia mais longe do que o de [Alfred] Kinsey”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários