A estranha cidade de Jordan Peele

Weird City é uma série de antologia distópica co-criada pelo oscarizado argumentista e realizador de Foge que chegou esta semana ao YouTube Premium.

Foto
Weird City é uma série de antologia de ficção científica, uma espécie de Black Mirror mais cómico e optimista DR

Em 2017, Jordan Peele escreveu e realizou Foge, que lhe valeu um Óscar para Melhor Argumento Original. Até então conhecido como um exímio actor cómico pelo trabalho em MadTV e Key & Peele, o norte-americano reinventou-se. E não parou. No ano passado foi produtor de BlacKkKlansman: O Infiltrado, de Spike Lee, e tem inúmeros projectos na calha.

Esta sexta-feira, por exemplo, chegou ao Amazon Prime uma série documental sobre Lorena Bobbitt por ele produzida. Dois dias antes, estreou-se Weird City, uma série de antologia de ficção científica passada num futuro distópico co-criada por Peele e Charlie Sanders, que escrevia para Key & Peele, no YouTube Premium. É a parte paga do YouTube, mas os dois primeiros episódios podem ser vistos gratuitamente, sem ser preciso um registo. É uma espécie de Black Mirror mais cómico e optimista, a levar-se muito pouco a sério e com um grande gosto pelo absurdo, mesmo que nem sempre as ideias – e as piadas – funcionem bem.

Cada um dos seis episódios, todos com pouco menos de 25 minutos, acompanha personagens diferentes que vivem numa metrópole chamada Weird, em que a sociedade está dividida entre ricos e pobres, os que vivem abaixo e acima de uma linha, uma fronteira fortemente guardada. A zona acima da linha é futurista, dominada pela alta tecnologia e prédios altos, enquanto a zona abaixo da linha é bem mais modesta e normal. Existe alguma mobilidade social, contudo, com pessoas que nasceram de um lado a transitarem para o outro e a terem de aprender costumes e regras completamente distintas daqueles com que cresceram.

O elenco é, portanto, variável, com nomes como Ed O'Neill, Michael Cera, Rosario Dawson, Laverne Cox, Steven Yeun, Gillian Jacobs ou Awkwafina, mas há personagens pequenas que dão continuidade à coisa, surgindo recorrentemente. Tais como Dr. Negari, um estranho cientista interpretado por LeVar Burton, de Raízes e Star Trek: A Geração Seguinte, que parece estar ligado a alguns dos mais excêntricos e perigosos avanços tecnológicos desta sociedade em que a maioria das pessoas tem nomes bizarros, casas inteligentes escrevem as suas próprias autobiografias e se determinam à nascença os parceiros ideais para as pessoas.

Weird City é a primeira, mas não a única série de antologia com Peele ao barulho a surgir no ano em que Nós, o seu segundo filme, chegará aos cinemas (a estreia é a 21 de Março). Em Abril, chegará ao serviço de streaming CBS All Access – que em Portugal tem tido conteúdos tanto no Netflix quanto na HBO Portugal – uma nova A Quinta Dimensão, uma clara influência, com ele como apresentador e produtor executivo. Isto entre numerosos outros projectos agora a serem preparados, alguns também envolvendo cidades e estranheza, como é o caso de The Hunt, uma série da Amazon em que Al Pacino faz de líder de um grupo de caçadores de nazis na Nova Iorque do final dos anos 1970.

Sugerir correcção
Comentar