Jasmin Paris é a primeira mulher a vencer ultramaratona de 439 quilómetros

A atleta demorou mais de 83h a concluir a Spine Race e cortou a meta à frente do irlandês Eoin Keith.

Foto
REUTERS/Peter Andrews

A britânica Jasmin Paris tornou-se a primeira mulher a vencer a ultramaratona de 439 quilómetros, a Spine Race, no Reino Unido, conseguindo conquistar o evento na quinta-feira, após mais de 83 horas de prova.

A atleta, veterinária que trabalha como investigadora na Universidade de Edimburgo (Reino Unido), demorou 83 horas, 12 minutos e 23 segundos a terminar a prova, cortando a meta à frente do irlandês Eoin Keith (detentor do antigo recorde), retirando 12 horas ao anterior recorde da competição.

Iniciada em 2012, é considerada uma das mais duras corridas do mundo, com temperaturas negativas em várias fases e ausência de períodos oficiais de descanso. O percurso da Spine Race​ estende-se entre Edale e Kirk Yetholm, perto da fronteira da Inglaterra com a Escócia.

Com 35 anos, a ultramaratonista, que foi mãe há 14 meses, parou ao longo da prova cerca de sete horas para descansar, entre o tempo que utilizou para comer, dormir e estar com o marido, que a encontrou em todos os pontos de paragem para poder levar leite à filha.

Segundo explicou à BBC, as principais dificuldades da corrida prenderam-se com os grandes períodos a correr sem luz, além da "componente táctica de quando parar para dormir", o que levou também a ter "alucinações" ao longo do percurso, além do frio e do desgaste físico. "Quando estava na secção final estava sempre a ver os animais a aparecer de cada rocha e estava sempre a esquecer-me do que estava a fazer."

"É muito duro", disse Paris, citada pelo The Guardian. "Em dois terços do tempo [de corrida] está escuro e é completamente diferente de qualquer corrida que alguma vez completei, porque não tem paragens."

Paris apresenta já vários recordes conquistados, incluindo em três corridas de montanha de 24 horas no Reino Unido, tendo vencido a Extreme Skyrunning World Series em 2016 e a British Fell Running em 2018.

Sugerir correcção
Comentar