A chuva vai ficar por mais uma semana

Nesta segunda-feira, há ainda doze barras marítimas fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima. Depois de um fim-de-semana chuvoso, as previsões apontam para que a precipitação continue durante a próxima semana.

Foto
Paulo Pimenta

Doze barras marítimas de Portugal continental estão nesta segunda-feira fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN). O cenário de chuva permanecerá durante mais uma semana, afectando sobretudo as regiões Norte e Centro e havendo também possibilidade de trovoada e de queda de neve nos pontos mais altos; está ainda prevista uma “pequena descida da temperatura mínima”, lê-se no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a Marinha, trata-se das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto, Ericeira e Tavira, no continente, e as de Lajes das Flores e Lajes do Pico, nos Açores.

A Marinha indica também que a barra de Aveiro está desde as 6h30 de segunda-feira condicionada a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 35 metros, mantendo-se aberta à restante navegação.

As barras marítimas de Viana do Castelo e Vila Real de Santo António estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e a dez metros, respectivamente.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo.

No continente, o aviso vai estar em vigor até às 12h de segunda e no arquipélago da Madeira até às 18h.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Chuva e aguaceiros

O IPMA prevê para esta segunda-feira na Costa Ocidental ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros. Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1,5 a 2 metros, diminuindo para 1 a 1,5 metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para o continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir do fim da manhã, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhados de trovoada no Minho e Douro Litoral no final do dia. 

A chuva e os aguaceiros continuam a fazer-se sentir nesta segunda-feira sobretudo nas regiões Norte e Centro e permanecerão durante mais uma semana.

O IPMA aponta também para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. 

Nos Açores e na Madeira estão previstos para esta segunda-feira aguaceiros e céu muito nublado.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de noroeste nas terras altas da região Sul até final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os seis graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e no Porto) e as máximas entre os dez graus (na Guarda) e os 18 (em Faro, Setúbal e Santarém).

Sugerir correcção
Comentar