José Peseiro despedido do Sporting

Presidente do Sporting, Frederico Varandas, comunicou ao treinador a sua dispensa no final da derrota com o Estoril, avança a edição online do jornal A Bola.

Foto
Reuters/PETER CZIBORRA

José Peseiro já não é treinador do Sporting, avança a edição online do jornal A Bola. A decisão foi tomada e comunicada ao técnico pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, depois da derrota, em casa, com o Estoril-Praia, por 1-2, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga. 

Fonte ligada ao processo confirmou a notícia à Lusa. O treino desta quinta-feira já vai ser orientado por Tiago Fernandes, membro da equipa técnica de Peseiro, que será o treinador interino dos leões, disse a mesma fonte.

O final do jogo – a quarta derrota do Sporting na época 2018/19, em 14 encontros oficiais – ficou marcado por assobios e lenços brancos, sinais de uma contestação que já tinha sido sentida após a derrota frente ao Portimonense, a contar para o campeonato.

No final do jogo desta quarta-feira, Peseiro, de 58 anos, desvalorizou as críticas dos adeptos. "Na primeira vez que passei pelo Sporting, também cheguei a ouvir estas contestações e chegámos à final da Liga Europa e estivemos muito próximos de ganhar a Liga portuguesa", disse na conferência de imprensa.

Peseiro deixa o Sporting no quinto lugar do campeonato, a dois pontos dos líderes FC Porto e Sporting de Braga e um de Benfica e Rio Ave, e na segunda posição do Grupo E da Liga Europa, apenas atrás do Arsenal e em boa posição para se qualificar.

Os “leões” conseguiram também a qualificação para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e, na Taça da Liga, mesmo tendo perdido com os “canarinhos”, estão na luta por um lugar nas meias-finais da prova que conquistaram em 2017/18.

O treinador de Sousa Cintra (não de Varandas)

José Peseiro foi uma escolha de José Sousa Cintra, enquanto presidente interino da SAD, após a saída de Bruno de Carvalho.

Numa entrevista ao Expresso, Frederico Varandas, eleito a 8 de Setembro, não escondeu que procurava uma alternativa a Peseiro. "É voltar atrás e ler o que eu disse sobre o que eu quero: os melhores jogadores e o melhor treinador", disse. Questionado sobre se Peseiro vive bem com isso, respondeu: "Convive bem, ele é muito bem tratado no Sporting".

Esta foi a segunda passagem de Peseiro por Alvalade, depois de ter conduzido o clube de Alvalade à final da Taça UEFA em 2004/05, antes de ser despedido no início da temporada seguinte.

O treinador começou a carreira no União de Montemor e passou por clubes como União de Santarém, Oriental, Nacional, Sporting de Braga, FC Porto e Vitória de Guimarães.

No estrangeiro, Peseiro foi adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid, orientou a selecção da Arábia Saudita, Al Hilal, Panathinaikos, Rapid Bucareste, Al-Wahda, Al Ahli e Sharjah FC.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários