Descobrir as 12 Aldeias Históricas a pedalar

Participantes do The Castles Quest vão percorrer 600 quilómetros num tempo limite. As inscrições são gratuitas.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal a pedalar numa bicicleta. É essa a proposta do The Castles Quest — e já falta menos de uma semana para encerrarem as inscrições gratuitas para a segunda edição da iniciativa.

O The Castles Quest não é uma competição, uma vez que não há classificações nem pontuações, nem há vencedores ou derrotados. Mas há uma missão a cumprir: passar por pontos pré-definidos, nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, num tempo limite. O percurso a efectuar é escolhido por cada participante.

O desafio pode ser realizado em duas vertentes: uma aventura mais longa, de oito dias e 600 quilómetros, e outra mais curta, de dois dias e 329 quilómetros. A primeira começa no dia 15 de Setembro, com a recepção e acreditação dos participantes. Neste dia, receberão documentação sobre o The Castles Quest e brindes dos parceiros, assistirão a um briefing da organização sobre a aventura que vão enfrentar, carregarão o GPS, receberão um geolocalizador e participarão numa festa de abertura.

Foto

A verdadeira proeza começará no dia seguinte, quando os participantes partirem à conquista das Aldeias Históricas, à hora que cada um considerar mais oportuna, de acordo com o seu ritmo. Esta vertente mais longa tem de ser concluída até ao final do dia 23 de Setembro. A aventura mais curta decorrerá entre 22 e 23 de Setembro.
O The Castles Quest é uma aventura efectuada em total autossuficiência, vivida a solo ou em equipas de dois ou de quatro elementos. O participante está por sua conta, numa filosofia de bikepacking.

A resistência e o sentido de orientação dos ciclistas irão ser postos à prova. A organização, no entanto, assegura assistência sempre que for solicitada pelos participantes, assim como disponibiliza as diferentes possibilidades de dormida, refeição e serviços complementares.

Foto

No programa de oito dias, o trajecto a realizar segue a GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas. É um percurso circular, de 600 quilómetros, que passa pelas Aldeias Históricas e que começa e termina em Linhares da Beira. Os ciclistas subirão um total acumulado de 13.398 metros. Os participantes da aventura de dois dias irão também pedalar pela GR22, durante 329 quilómetros. A partida e a chegada serão igualmente em Linhares da Beira.

As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Setembro e podem ser feitas aqui.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Foto
Sugerir correcção
Comentar