Quais os apoios disponíveis para Monchique e outros fogos?

Foto
Miguel Manso

Algumas das medidas que foram lançadas depois dos incêndios de 2017 continuam a vigorar. E podem vir a ser aplicadas em Monchique após os levantamentos que começam agora a ser feitos.

Porta de Entrada – Tem como objectivo suportar as “despesas com o alojamento imediato e provisório de pessoas” e, ao mesmo tempo, apoiá-las em soluções de habitação permanente, mediante, por exemplo, a reconstrução ou reabilitação das casas danificadas.

Subsídios eventuais – A Segurança Social disponibiliza um subsídio pecuniário para ajudar a pagar bens essenciais como botijas de gás, transporte, medicação, alimentação ou outros. Este apoio pode ser requerido de imediato.

Agricultores – O Programa de Desenvolvimento Rural 2020 prevê apoio “a investimentos destinados à recuperação de terras agrícolas e ao restabelecimento do potencial produção agrícola afectado por catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos e acontecimentos catastróficos”.

Indemnizações a feridos – Nada impede uma vítima de ir para tribunal exigir o pagamento de indemnização, mas ao contrário do que aconteceu em relação aos incêndios de 2017, o seu pagamento não foi assumido em avanço pelo Governo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários