ESMAE lança canal de vídeo dedicado à música actual

ESMAE 503 vai disponibilizar vídeos de mini-concertos de vários géneros musicais. Lançamento está marcado para 8 de Março

Foto
Um dos primeiros concertos a ser difundido será dos RePercussion Trio Clara Araújo

A Escola Superior de Música Artes e Espectáculo (ESMAE) do Porto lança a 8 de Março um canal dedicado à música do século XXI, indicou esta quarta-feira o professor responsável pelo projecto.

Segundo Bruno Pereira, o canal para mostrar "o trabalho interno, mas também para criar empatia com o público geral", estará disponível online e vai chamar-se ESMAE 503, sendo que o número escolhido coincide com o número de porta desta escola superior que pertence ao Instituto Politécnico do Porto.

No dia de arranque do projecto, ficarão disponíveis vídeos de mini-concertos. Todos os dias 8 de cada mês serão partilhados novos trabalhos, de novos grupos e com novas abordagens musicais, mas sempre sobre o século XXI. "Já temos gravado alguns episódios e a aposta é em propostas actuais, contemporâneas, muito ecléticas. Pretendemos passar por todos os géneros musicais, desde a música erudita ao pop, rock, jazz, música electrónica e música improvisada", descreveu à agência Lusa o professor responsável pelo projecto. Assim, o mesmo canal poderá apresentar um quarteto de cordas a interpretar uma obra contemporânea ou uma banda de rock, fusão ou jazz.

Os episódios são gravados nos estúdios da ESMAE. Às gravações podem assistir 15 a 20 pessoas, o que significa, como descreveu o docente, que "esta iniciativa parte da escola, é intimista, mas, com a globalização online, chega ao público em geral". "O projecto parte essencialmente da escola e é uma forma de darmos visibilidade à escola. Mas inclui ex-alunos, professores e convidados e, no final, acaba por ser um canal para toda a gente, para um público muito diversificado. É uma forma de aproximarmos o nosso trabalho do público geral", descreveu Bruno Pereira.

O objectivo do canal ESMAE 503 é, além de divulgar o trabalho da comunidade ESMAE, projectar géneros musicais menos conhecidos do grande público. O projecto poderá ser multidisciplinar, ainda que a génese, vincou o responsável, seja musical. "O facto de privilegiarmos a música do século XXI não fica indiferente à ligação desta música à multimédia, ao teatro e à dança, por exemplo. Certamente teremos propostas que irão tocar outras áreas disciplinares, mas a origem é musical", descreveu o professor. Os primeiros concertos que serão difundidos pertencem às bandas O Bom o Mau o Azevedo, rePercussion Trio e Melífluo.

Sugerir correcção
Comentar