Cachalote-pigmeu dá à costa junto ao Cais do Sodré

Animal arrojou no rio Tejo. Mede cerca de dois metros e foi encontrado ainda vivo.

Vertebrado, água
Fotogaleria
Cetáceo foi encontrado por volta das 9h DANIEL ROCHA
,
Fotogaleria
Cetáceo foi encontrado por volta das 9h DANIEL ROCHA
,
Fotogaleria
Cetáceo foi encontrado por volta das 9h DANIEL ROCHA
Costa, oceano
Fotogaleria
DANIEL ROCHA
Navio de pesca, Boating
Fotogaleria
Cetáceo foi encontrado por volta das 9h DANIEL ROCHA

Um cachalote-pigmeu (Kogia brevicepscom cerca de dois metros deu à costa junto à margem norte do rio Tejo, em Lisboa, nesta quarta-feira de manhã. É um cetáceo de pequeno porte. No local, uma especialista do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a bióloga Marina Sequeira, disse ao PÚBLICO tratar-se de um cachalote-pigmeu.

O animal encalhou junto ao Cais do Sodré, em frente ao restaurante Monte Mar (perto da cervejaria Portugália), onde chegou ainda vivo. O animal foi encontrado por um trabalhador de um ginásio das redondezas que alertou a Polícia Marítima.

Trata-se de uma fêmea juvenil de cachalote-pigmeu, com dois metros. Segundo explicou a bióloga, é uma espécie que normalmente não ocorre junto à costa. “É uma espécie de alto-mar, de águas profundas, e que tem alguma presença na costa portuguesa, apesar de não ser das espécies mais comuns de cetáceos”, explicou Marina Sequeira. 

O animal vai ser transportado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Ílhavo, onde será feita uma necrópsia para tentar apurar as causas da morte e serão recolhidas amostras biológicas para estudo.

Segundo explicou a bióloga do ICNF, o animal está “bastante magro” para o tamanho que tem, pelo que poderá ter alguma doença. O cetáceo apresenta ainda alguns ferimentos, mas que não terão sido a causa da morte. 

Os cachalotes-pigmeus, quando adultos, poderão chegar aos quatro, cinco metros. A maioria dos avistamentos desta espécie são de animais solitários ou em pequenos grupos, explicou ainda a bióloga. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários