Sôr Mendes, objecto desenhador não identificado

Ricardo Mendes, 23 anos, tanto pode perseguir pessoas ("Walking Project") como adormecer e ficar à espera delas ("Sleep Induction")

Foto
Sleep Induction (Sono Propositado) Sôr Mendes

"Play". Sôr Mendes tem as mãos ocupadas e os olhos enfiados no caderno. No seu percurso diário, o desenhador apanha boleia de pessoas. Desenha-as enquanto caminha.

"Pause". Sôr Mendes é Ricardo Mendes, 23 anos. São a mesma pessoa, confirmou um deles. “É uma personagem criada”, disse ao P3 Mendes, que ainda não sabe bem quem é o verdadeiro artista. Sôr ou Ricardo?

Ricardo Mendes completou a licenciatura em Escultura nas Belas Artes de Lisboa e está a fazer mestrado no Porto. Mais ou menos a meio caminho criou o "tumblr" Sôr Mendes. E um ano depois transformou-o num laboratório. “Começou por ser um diário gráfico que não era um diário, mas ultimamente é uma coisa mais conceptual. São desenhos pensados. Desenhar por desenhar já não é suficiente”.

Foto
Walking Project (Projecto Andando) Sôr Mendes

"Walking Project" (Projecto Andando) não é mais do que Sôr Mendes a pedir boleia às pessoas que seguem na sua direcção, nos percursos de 35 minutos a pé (70 se contarmos ida e volta) entre as zonas de Massarelos, onde mora, e S. Lázaro, onde estuda. Desenha ao ritmo da sua passada. E só levanta a cabeça para espreitar mais um pormenor das suas “vítimas”. Ou para corrigir o percurso e evitar postes de iluminação ou sinais de trânsito.

Foto
Walking Project (Projecto Andando) Sôr Mendes

Adormecer para depois desenhar

Foto
Walking Project (Projecto Andando) Sôr Mendes

“Tinha que perceber porque razão desenhava”, explica Ricardo Mendes (membro "urban sketcher"), para quem os transportes públicos são um desperdício, de dinheiro e de bons desenhos em movimento. Aproveitou “os tempos mortos” para tirar isso a limpo — e para perceber que as crianças são as únicas que reparam no objecto desenhador não identificado. “Imagino que os adultos estejam demasiado atarefados para se aperceberem”.

O vídeo no topo desta página foi apenas o início de uma bela amizade. “Foi um vídeo para mostrar nas aulas e os desenhos ganharam alguma importância”.

O último "post" do "tumblr" volta a colocar o desenhador num estranho papel participativo. "Sleep Induction" (Sono Propositado) foi concebido no lisboeta Centro Comercial Colombo, num dia (como outro qualquer) em que a praça principal daquele estabelecimento foi invadida. “Foi estranho ver 30 idosos a dormir. Como é que as pessoas vão para ali dormir? Quis passar por essa experiência e estive 15 minutos a tentar dormir ao lado deles”.

O projecto “revelou as pessoas, que estranharam um desvio à norma”. O desvio à norma é ele — os projectos dele. Aqueles que espreitaram o sono induzido de Ricardo Mendes (ou terá sido Sôr?) foram posteriormente desenhados.

Há mais projectos à espera de sair das páginas do caderno. “Tem tudo a ver com movimento”.

Sugerir correcção
Comentar