Campanha angariou quase dez mil euros para animais de Pedrógão Grande

Crowdfunding juntou 9480 euros em apenas 72 horas. Donativos vão para o Abrigo Pegadas e Bigodes e a Conta Solidária da Ordem dos Médicos Veterinários

Foto
Miguel Vidal/ Reuters

Fixaram o objectivo nos 1000 euros mas quase conseguiram chegar aos dez mil. A Petable, start-up portuguesa responsável por uma aplicação de medicina preventiva animal, criou no dia 19 de Junho uma campanha de crowdfunding para dar apoio aos animais afectados pelo incêndio de Pedrógão Grande. E a resposta não podia ter sido mais animadora.

A ideia surgiu no dia seguinte aos incêndios que vitimaram 64 pessoas e um número incalculável de animais. Ao chegar ao escritório, depois de já terem oferecido a sua ajuda a bombeiros e outras entidades, os trabalhadores da Petable puseram-se a pensar de que forma poderiam fazer mais. E logo decidiram que se focariam em ajudar os mais desprotegidos: "Se é certo que não podemos evitar estas tragédias, também é certo que temos o dever de ajudar aqueles que não têm voz nestas situações: os animais", escrevem num comunicado.

A adesão foi "impressionante", contam. "Recebíamos mensagens a todas as horas, de pessoas a quererem ajudar! Muitos já tinham feito donativo e queriam ter um papel mais activo, acabámos por estar a ajudar as pessoas a encontrarem novas formas de ajudar os animais e isso foi muito bom!"

Foi de tal forma que em apenas 72 horas, ao chegar aos 9480 euros, decidiram fechar a campanha. "Quanto mais tempo estivesse aberta, mais tarde seriam disponibilizadas as verbas para enviar a ajuda e entretanto foi criada uma conta solidária da OMV [Ordem dos Médicos Veterinários] para onde poderíamos canalizar os apoios que continuavam a chegar" contam.

Os donativos vão agora ser entregues ao Abrigo Pegadas e Bigodes, que a Petable já visitou, e à Conta Solidária OMV (fundo utilizado para apoiar todos os animais da região, incluindo espécies pecuárias e animais silvestres).

Sugerir correcção
Comentar