Filipe Alarcão: a espessura do design em Coimbra

Exposição pode ser vista até 12 de Março do próximo ano no Centro de Artes Visuais, em Coimbra

Foto
DR

O designer Filipe Alarcão reuniu um conjunto das suas obras, o que tanto inclui produtos de fabrico industrial como objectos de pequena série e peças únicas, e criou uma exposição. A espessura do plano — desenhos e objectos inaugurou, a 17 de Dezembro, no Centro de Artes Visuais de Coimbra (CAV), no Pátio da Inquisição, onde irá permanecer até 12 de Março do próximo ano.

Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, cidade na qual nasceu em 1963, Filipe Alarcão notabilizou-se na década de 90 — venceu o Prémio Nacional de Design, criado pelo Centro Nacional de Design em 1994 — com vários trabalhos quer em Portugal quer no estrangeiro — o designer concluiu os seus estudos na Domus Academy, em Milão, cidade onde trabalhou com o arquitecto e designer italiano Michele De Lucchi.

Até à data, Alarcão fez várias exposições individuais, entre as quais no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, entre 2011 e 2012, cuja colecção permanente detém algumas das suas peças.

Foto

Philip Cabau, no texto de sala da exposição, afirma que “esta exposição incide sobre um denominador comum que atravessa o processo de invenção das formas e fá-lo, com o rigor de uma equação matemática: o plano e as suas derivações, o modo como o desenho está, ao mesmo tempo, na ideia e no objecto, na origem da invenção e na síntese nal”

Foto
Sugerir correcção
Comentar