Vem aí o Pet, o nosso site de estimação

Chama-se Pet e é o novo projecto editoral do P3, sem medo de se assumir “pet-friendly” e com dupla função: informar os nossos utilizadores e inspirá-los a cuidar melhor dos animais

Foto
Mariana, a miserável

Não se sabe ao certo quantos são mas sabe-se que são muitos e cada vez mais. Mais de metade dos lares portugueses tinham, no ano de 2015, pelo menos um animal de estimação e para muitos deles os bichos eram parte integrante da família. Do outro lado da balança, o lado mais perverso: os maus tratos e abandono continuam e, a julgar pelo número de queixas que dão entrada na GNR, a um ritmo acelerado. No ano passado foram apresentadas dez queixas por dia, ainda que só duas fossem posteriormente consideradas crime. É nesta dicotomia que nasce agora o novo site do P3. O Pet é um projecto editorial, sem medo de se assumir “pet-friendly” e com dupla função: informar os nossos utilizadores e inspirá-los a cuidar melhor dos animais.

Nos quase cinco anos de vida do P3, os animais foram surgindo na nossa agenda de forma natural, ganhando espaço e relevância. Nós deixámo-los entrar. E agora, no Pet, prometemos dar-lhes ainda mais atenção.

Desafiámos a ilustradora Mariana Miserável a desenhar a nossa capa de Facebook — que é também "fotografia" de destaque deste texto — e, aqui pela redacção, já andamos a sonhar com condições de trabalho semelhantes à imagem.

Foto
O logótipo foi desenhado pela ilustradora Mariana Miserável

Em Portugal, os maus tratos e abandono de animais são considerados crime desde Outubro de 2014 e, em breve, o estatuto jurídico dos animais deverá ser alterado: em vez de coisas, os animais terão uma nova categoria, entre os objectos e as pessoas. No Parlamento português, pela primeira vez na história, está um representante de um partido que faz da defesa dos animais bandeira. E neste ano, também pela primeira vez na história dos impostos nacionais, as despesas com médicos veterinários poderão ser deduzidas no IRS.

Vamos acompanhar essa actualidade fervilhante de perto. Mas também ser espaço privilegiado para quem está habitualmente mais arredado do foco: as associações e grupos informais de pessoas dedicadas à protecção dos animais terão palco no Pet. Vamos, no nosso questionário solidário, mostrar o que fazem, quais os maiores desafios, dificuldades e alegrias que enfrentam, ouvir as sugestões deles. Queremos conhecer as FAT (famílias de acolhimento temporário), os voluntários, os que dedicam a vida a esta causa. E, numa rúbrica chamada “o animal de”, entraremos pela porta dos menos anónimos para quem os animais são parte importante da vida. Especialmente dedicado aos donos, teremos uma rúbrica assinada pelo médico veterinário Rui Fernandes e a enfermeira veterinária Filipa Queirós, da AnimaisVet - Clínica Veterinária de São Félix da Marinha: eles vão dar conselhos sobre cuidados médicos, dicas sobre comportamento e até responder às vossas dúvidas.

E mais não dizemos, para já. Sigam-nos no facebook e façam chegar as vossas sugestões para o nosso e-mail. Este é o nosso site de estimação. Até já.

Sugerir correcção
Comentar