Carolina Celas e André Letria: os portugueses na Feira do Livro Infantil de Bolonha

Feira de Bolonha, que arranca segunda-feira, conta com a participação dos ilustradores portugueses Carolina Celas e André Letria. Este sábado, assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil

Foto
Carolina Celas

Os ilustradores Carolina Celas e André Letria fazem parte da exposição internacional de ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que tem início na segunda-feira em Itália.

Para Carolina Celas, 29 anos, será uma estreia na exposição, que reúne anualmente trabalhos de cerca de 70 autores de todo o mundo. Em Bolonha, mostrará algumas das ilustrações da série "Private Landscapes", feitas com marcador e lápis de cor, resultado do projecto final de mestrado em Londres. "Private Landscapes" "compila uma série de ilustrações num livro que ilustra uma visão pessoal do espaço casa, transportando cada um numa viagem, onde a imaginação e percepção de lugar não tem limites", contou à agência Lusa.

Carolina Celas nasceu em Sernancelhe, estudou Design em Aveiro, fez Erasmus em Barcelona e prosseguiu estudos em Londres, onde vive desde 2013. Não tem qualquer obra publicada em Portugal, na área do livro infanto-juvenil. A autora trabalhou ainda numa agência de publicidade e colaborou com a editora espanhola Media Vaca, a quem diz dever parte da visão que tem hoje sobre a ilustração e sobre o mundo editorial: "Tive uma visão geral de como é difícil, desafiante, mas extremamente enriquecedor preparar livros para 'todos'".

Foto
André Letria

Sobre a participação na exposição em Bolonha, Carolina Celas não esconde que é importante para o seu percurso. "À parte de me poder abrir portas no mundo da ilustração infantil, algo que quero muito, é sobretudo importante por uma questão pessoal; faz-me acreditar no meu trabalho. No fundo é um incentivo para não parar e continuar e desafiar-me a mim mesma", disse.

Na exposição de ilustração em Bolonha, André Letria, autor e ilustrador há mais de vinte anos, mostrará as ilustrações que fez para o conto "A maior flor do mundo", de José Saramago, contou à Lusa. Aquela mostra é um dos eventos em destaque na Feira do Livro Infantil de Bolonha e é também um ponto de encontro de ilustradores de todo o mundo.

No âmbito da exposição é atribuído um prémio internacional que, em 2014, distinguiu a ilustradora portuguesa Catarina Sobral. A par de André Letria e Carolina Celas, a selecção de ilustradores deste ano conta com alguns autores com trabalho publicado em Portugal, nomeadamente Violeta Lópiz — Prémio Ilustrarte 2016 —, Manuel Marsol e Marco Somà. A Feira do Livro Infantil de Bolonha, o maior evento livreiro de divulgação e de negócios na área do livro para a infância e juventude, decorrerá até 7 de Abril e terá a Alemanha como país convidado.

Sugerir correcção
Comentar