Cientistas descobrem forma de diagnosticar mais precocemente cancro do pulmão

Em apenas dez minutos, com uma análise de sangue, poderá diagnosticar-se um dos cancros do pulmão mais agressivos

Foto
Damir Sagolj/ Reuters

Investigadores de Valência identificaram uma ligação metabólica que, através de uma simples análise de sangue e em apenas dez minutos, poderá diagnosticar de forma precoce um dos cancros do pulmão mais agressivos, o carcinoma pulmonar de pequenas células.

Uma vez que é um exame não invasivo e economicamente acessível, este teste diagnóstico poderá vir a ser utilizado pela população de risco (fumadores e ex-fumadores), revela a agência de notícias espanhola EFE. A ligação metabólica, um conjunto de metabolitos que está presente em qualquer fluido biológico tal como o sangue ou a urina, é um reflexo do estado fisiológico do ser humano e muda em função da saúde do paciente e da resposta aos tratamentos.

Os investigadores conseguiram identificar cinco tipos diferentes de metabolitos, cuja composição varia consoante se trata de uma pessoa doente ou saudável, e outro conjunto de metabolitos que permite diferenciar estágios avançados e iniciais de cancro do pulmão.

O carcinoma do pulmão é responsável pela maioria das mortes por cancro entre os homens e um dos principais factores que contribuem para a sua letalidade prende-se, precisamente, com a detecção tardia da doença. O Centro de Investigação Princípe Felipe, o Instituto de Investigação Sanitária La Fe e o Hospital Central de Valencia participaram nesta investigação, que foi agora publicada na revista Oncotarget.

Sugerir correcção
Comentar