Repúblicas de Coimbra abrem portas com concertos e roteiros

De 29 de Março a 5 de Abril, as 25 repúblicas que restam em Coimbra vão abrir as portas com concertos, jantares, performances e roteiros. Tudo de entrada gratuita

Foto
António da Silva Martins/Flickr

As casas de estudantes de Coimbra resgatam a iniciativa "Semana das Repúblicas", que já não se realizava há vários anos, e, entre 29 de Março e 5 de Abril, celebram a sua existência com concertos, performances, jantares e roteiros.

O evento, organizado pelo Conselho de Repúblicas, conta com a participação das 25 casas de estudantes que ainda existem, numa semana com mais de 20 eventos previstos, entre jantares abertos à comunidade, jogos, concertos, performances e roteiros por estes espaços que fazem parte da tradição académica de Coimbra.

A semana surge como uma forma de ligação das repúblicas "à comunidade estudantil e à cidade em si", numa iniciativa que procura "divulgar, sensibilizar e celebrar as casas que ainda existem", disse à agência Lusa Catarina Reis, da república Prá-Kys-Tão.

A 29 e 31 de Março serão realizados um roteiro pelas repúblicas da Alta de Coimbra e outro pelas casas que estão mais afastadas da zona da Universidade e a 1 de Abril é dinamizado um debate na Prá-Kys-Tão sobre a problemática do Novo Regime do Arrendamento Urbano, que já levou ao fecho de uma república e ao despejo de outra da sua habitação original.

Durante os oito dias de eventos haverá várias festas, um "workshop" de culinária vegetariana na Kágados, uma sessão de cinema na Rapó-Taxo, concertos na Baco, Bota-Abaixo, Trunfé Kopos e Inkas, jogos de mesa na Kuarenta, performance na Marias do Loureiro e pintura mural na Farol das Ilhas, entre outras actividades.

A 31 de Março, na Rás-teparta, realiza-se a Festa da Primavera. Desde os anos 1980 que várias repúblicas participam no já tradicional concurso de feijoadas, com um júri "alargado" de moradores da Alta. Entre 29 de Março e 5 de Abril decorre também uma exposição de ilustração de Margarida Ferreira na república Bota-Abaixo, intitulada "Ai, Margarida".

"Todos os eventos são de entrada gratuita e todas as pessoas podem participar", sublinha Catarina Reis.

Sugerir correcção
Comentar