Este casaco também é um saco-cama e uma tenda para refugiados

Estudantes do Royal College of Art, em Londres, criaram um casaco que também pode ser uma tenda e um saco-cama. A ideia é tornar a peça acessível a refugiados. Campanha de "crowdfunding" no Kickstarter

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Um grupo de dez estudantes de design de interior e têxteis do Royal College of Art (RCA) desenvolveu uma peça de vestuário que pode ser transformada em saco-cama e em tenda. Idealizado a pensar nos muitos milhares de refugiados sírios que, nos últimos meses, têm chegado à Europa, deverá estar disponível para distribuição acessível em Junho.

O desafio foi lançado aos jovens estudantes de mestrado, com idades entre os 22 e os 26 anos, pelos docentes de projecto Harriet Harriss e Graeme Brooker e pal empresa de vestuário Wall, como resposta à falta de condições em campos de refugiados.

O “Syrian Refugee Wearable Shelter” é feito de um material chamado “tyvek”, com características especiais. De acordo com o “Guardian”, o “tyvek” consegue ser simultaneamente resistente, duradouro, leve e suave, além de ser permeável ao ar e aos vapores de água e repelir a chuva.

Foto

Quando está dobrado para ser uma espécie de parka, a peça tem um carapuço e bolsos grandes e, quando transformada em sacos-cama, pode cobrir um adulto e uma criança, protegendo-os dos elementos. Para cumprir a função de tenda é necessário utilizar estacas, fornecidas juntamente com a peça; na tenda podem dormir até quatro pessoas.

Ainda segundo o mesmo jornal britânico, Harriet Harris admitiu que a ideia, mesmo que possa parecer “ingénua e fofinha”, “nasceu de uma sensação de impotência em ajudar as pessoas que fogem da Síria”. “Como designers, estamos a fazer o que podemos com aquilo que temos”, defendeu-se, em resposta às críticas de um voluntário da Médicos do Mundo. Nick Harvey, da organização, considerou que o produto não se adequa às necessidades de um adulto e de uma criança que atravessam os Balcãs, por exemplo. “Parece mais adequado a festivaleiros ou, possivelmente, a sem-abrigos do Reino Unido”, cita o “Guardian”.

Para que, de protótipo, o casaco possa ser produzido em massa e distribuído pelas agências e organizações que prestam apoio aos refugiados, a equipa do RCA lançou uma campanha de “crowdfunding” na plataforma Kickstarter. Até 19 de Fevereiro, qualquer pessoa pode doar 10 libras (cerca de 13 euros); o objectivo é atingir as 300.000 libras (perto de 394.000 euros).

Sugerir correcção
Comentar