Roupa que não se suja — nem se lava

Uma marca norte-americana criou uma linha de roupa de ganga que repele a sujidade e se lava sozinha, evitando os maus cheiros. A ODO tem uma campanha de “crowdfunding” no Kickstarter a decorrer até 30 de Janeiro

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São os “primeiros ‘jeans’ e ‘t-shirt’ que nunca se sujam ou cheiram mal do mundo”: a garantia é dada pela marca norte-americana ODO, que acredita ter desenvolvido um tecido inovador, composto por fibras de prata, que tornam a lavagem da roupa desnecessária — e, com esse gesto, a poupança de água é significativa. Por ano, 7200 copos de água são gastos na lavagem de apenas um par de calças de ganga.

Água, mel, café, vinho, chá, molhos: o tecido dos “jeans” e da “t-shirt” da ODO repele todos estas substâncias, impedindo assim a criação de manchas e de maus cheiros. A superfície do tecido, pode ler-se na descrição da campanha de “crowdfunding” no Kickstarter, tem “milhões de picos microscópicos”, que reduzem a área de contacto. “A aderência é significativamente reduzida e possíveis manchas simplesmente deslizam ou podem ser retiradas com água.”

Para evitar que as peças de roupa comecem a adquirir mau cheiro, a marca desenvolveu ainda uma tecnologia de auto-limpeza. O problema fica resolvido com a incorporação de fibras de prata no algodão. “Quando expostas à humidade e ao oxigénio, as fibras de prata libertam um ‘stock’ infinito de iões carregados de prata”, é explicado pela ODO.

É esta tecnologia anti-odor que, segundo os responsáveis da marca, a tornam diferente de outras linhas de roupa com capacidade de auto-limpeza (como é o caso da roupa branca anti-manchas de que falámos em Abril de 2015).

No Kickstarter já é possível fazer uma pré-encomenda das calças de ganga e das “t-shirts” que não exigem lavagem. O objectivo de atingir os 10.000 dólares (9.154 euros) de financiamento foi largamente ultrapassado: o contador já passa dos 150.000 (mais de 139.000 euros) e a campanha só termina a 30 de Janeiro. Um par de “jeans” da ODO custa 95 dólares (86 euros) e a entrega está prevista para Junho de 2016.

Em 2014, o director executivo da Levi’s, Chip Berg, aconselhou os utilizadores das calças de ganga da marca a não as lavarem. Mike Harsh, director de marketing da ODO, lança um desafio aos seus clientes: se tiverem que lavar as calças devido ao mau cheiro no espaço de um ano, um novo par é oferecido.

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