Estás perdido no aeroporto? Este robô vai ajudar-te

Spencer é um robô totalmente autónomo que vai ajudar-te no aeroporto de Schipol, em Amesterdão

Foto
DR

Perdeste um voo e não tens o que fazer? Estás perdido e precisas de ajuda? O Spencer vai ajudar-te — ele é um robô automatizado criado pela Orebro University, na Suécia, e concebido para servir de guia no aeroporto de Schipol, em Amsterdão, Holanda. Os primeiros testes já começaram.

O projecto, desenvolvido a pedido da KLM, companhia aérea holandesa, tinha como objectivo desenvolver um robô autónomo capaz de receber os passageiros à chegada ao aeroporto com o intuito de os ajudar dentro do recinto.

Guiar passageiros, procurar clientes que estão perdidos ou que perderam os seus voos, e exibir detalhes específicos de cada viagem, em várias línguas, são, para já, algumas das habilidades do Spencer.

Foto

O Spencer consegue examinar e fazer leitura de terreno por estar equipado com um sistema de navegação e visão “scanner” a laser que o ajuda a evitar o embate em obstáculos como escadas, pilares, paredes e pessoas.

Foto

Embora não seja considerado um funcionário do aeroporto, com os nossos dados e o número do nosso voo o Spencer conseguirá indicar-nos todas as informações necessárias de embarque.

Para já, o maior “problema” do robô é desviar-se de objectos em constante mudança, como malas, carrinhos de bagagem e outros objectos espalhados no aeroporto.

Como se pode ler no “The Telegraph”, o robô irá passar por um teste em que deve "aprender o comportamento humano" para entender como as pessoas se deslocam em grupo, melhorando a forma como guia todos os passageiros dentro do aeroporto.

O Spencer está a ser testado no aeroporto de Schipol. Se for bem sucedido ele começará a trabalhar oficialmente em Março do próximo ano.

Sugerir correcção
Comentar