Uruguai sucumbe no Japão

No primeiro dos dois jogos de preparação para o Mundial 2015 entre os sul-americanos e os asiáticos, a selecção nipónica venceu de forma clara: 30-8

Foto
DR

Com cerca de 30 graus em Fukuoka e uma desgastante viagem a pesar no corpo dos uruguaios, “Los Teros” foram neste sábado claramente batidos pelo Japão (30-8), no primeiro dos dois jogos que as duas selecções vão fazer como preparação para o Mundial 2015, que terá início em Setembro.

 

O duelo no Level 5 Stadium, em Fukuoka, mostrou um Japão com mais posse e território, embora o Uruguai tenha apresentado bons apontamentos defensivos e a habitual valentia nas placagens, o que permitiu aos sul-americanos alguns turnovers. “Los Teros” foram, todavia, mais fracos nos alinhamentos e sofreram dois ensaios na primeira parte, aos 11’ e 31,’ da autoria do “8” Japonês Hendrik Tui e do talonador Shota Horie.

Foto

 

Foto

Com 17-3 ao intervalo, o Uruguai melhorou no segundo tempo e mostrou bons momentos de ataque, embora sem consequência de maior. Na sequência de uma mêlée, Jerónimo Etcheverry, o ponta esquerdo, fez o único toque de meta da equipa “celeste” e relançou o jogo, mas um bis de Hendrik Tui e o desgaste físico acabariam de vez com as esperanças uruguaias.

 

Treinada desde 2012 por Pablo Lemoine, que trouxe um râguebi mais de posse e aperfeiçoado nas fases estáticas, nomeadamente na mêlée, o Uruguai é o elo mais fraco do Grupo A do Mundial, onde terá de defrontar, por ordem cronológica, o País de Gales, a Austrália, as Fiji e a Inglaterra.

 

No entanto, o grande feito para os sul-americanos já foi alcançado, ao apurarem-se para um Mundial pela primeira vez em 12 anos, após afastarem a Rússia num play-off onde perderam em Krasnoyarsk (21-22) e ganharam em Montevideu (36-27).

 

Dia 29 de Agosto, em Tóquio, terá lugar o segundo jogo entre japoneses e uruguaios.

 

Japão: 15 Ayumu Goromaru, 14 Karne Hesketh, 13 Male Sau, 12 Yu Tamura, 11 Keisuke Uchida, 10 Kosei Ono, 9 Atsushi Hiwasa, 8 Hendrik Tui, 7 Hayden Hopgood, 6 Michael Leitch (c), 5 Shoji Ito, 4 Hitoshi Ono, 3 Hiroshi Yamashita, 2 Shota Horie, 1 Masataka Mikami.

Uruguai: 15 Gastón Mieres, 14 Santiago Gibernau; 13 Joaquín Prada, 12 Andrés Vilaseca, 11 Jerónimo Etcheverry, 10 Felipe Berchesi, 9 Agustin Ormaechea, 8 Alejandro Nieto, 7 Diego Magno, 6 Juan Gaminara, 5 Jorge Zerbino 4 Santiago Vilaseca (c) 3 Mario Sagario, 2 Nicolás Klappenbach, 1 Alejo Corral.

Sugerir correcção
Comentar