Ryanair, que já tem Facebook, quer a tua cara e nome num avião

Em dia de aniversário, a companhia aderiu ao Facebook, onde promete "serviço de apoio ao cliente em tempo real". E há concurso em que 30 passageiros vão ter nome e cara em aviões

Foto

A 8 de Julho de 1985 foi fundada a mais célebre, polémica e maior companhia aérea de voos de baixo custo. Viria a impor-se, uma década depois tal como a concorrente easyJet, com preços de arromba, até com voos gratuitos e centenas de rotas (à última contagem tinha ultrapassado as 1600). Mas também com campanhas sarcásticas, polémicas ao desabarato e grandes disputas com consumidores (e não só).

Por vezes, a relação com os passageiros e trabalhadores parece assumir até um certo tom de amor-ódio. Não será em vão que chegou a ser muito célebre um site chamado I hate Ryanair (eu odeio a Ryanair, que entretanto parece ter deixado de ser actualizado). Mas, não esquecer, estamos a falar de uma companhia aérea que transporta mais de cem milhões de passageiros por ano.

Por isso também, não era grande supresa que a empresa estivesse arredada das redes sociais e da relação directa pública que impõem com clientes. A cena só começou a mudar há dois anos, quando a Ryanair, que entretanto decidira alterar oficialmente a sua imagem e relações públicas (a carta de princípios obedece ao mote "“Always Getting Better” - sempre a melhorar), aderiu ao Twitter, onde agora já tem mais de 167 mil seguidores.

Hoje em dia, já tem conta no YouTube, Instagram e Linkedin; até lançou um blogue, Into The Blue. E, a partir desta quarta-feira, dia de anos, no Facebook. A página já estava activa há alguns meses mas a Ryan não tinha ainda confirmado que era oficial (e páginas não-oficiais dedicadas à Ryanair não faltam pelas redes).

Aqui e agora, promete "dar aos 100 milhões de clientes as últimas notícias sobre rotas e novidades à medida que surgem, concursos e promoções" - e, sublinha-se em comunicado oficial -, "serviço de apoio ao cliente em tempo real".

O meu avião

Como parte das celebrações de aniversário, a Ryanair anunciou também o concurso "30 nomes 30 aviões". Basicamente: 30 fãs vão ter a oportunidade de ver o seu nome e cara num avião da companhia. A competição decorre via Facebook, basta fazer upload de uma foto sua - e até ver em vídeo depois a sua imagem num aparelho. Em Setembro, serão anunciados os vencedores.

E voos desde 19,85

Há mais novidades mas à festa não podiam faltar as promoções aéreas. O preço de partida é à Ryanair: um milhão de bilhetes desde 19,85 euros, lembrando o ano do primeiro voo, por toda a Europa. Para voar de Setembro até finais de Janeiro e reservar até às 00h de domingo. Mas basta abrir o site para descobrir até passagens mais económicas: por exemplo, Lisboa - Porto continuava nos seus simbólicos mínimos de 5 euros por trajecto em vários períodos do Verão.

Sugerir correcção
Comentar