Converse redesenha icónicos All Stars para garantir conforto

A marca de ténis Converse anunciou o lançamento de uma nova versão dos All Star. Chamam-se Chuck II e têm uma palmilha com maior amortecimento

Foto

À primeira vista, os novos Chuck II parecem iguais aos originais: a sola em borracha branca, a lona exterior e o emblema circular a dizer “All Star” continuam no mesmo sítio. Mas a versão melhorada dos Chuck Taylor All Star vai ter uma língua acolchoada, forro de camurça micro-perfurada e lona mais duradoura. A grande novidade é a palmilha Nike Lunarlon, que confere um amortecimento extra, tal como faz para 100 outros sapatos da Nike.

Os Chuck Taylor All Star da Converse nasceram em 1917 e, desde então, já foram calçados por várias gerações – entre eles artistas, músicos, it girls, skaters, que os utilizam para expressar a sua criatividade –, foram lançadas edições exclusivas e limitadas, foram personalizados, remendados. Tornaram-se um símbolo da cultura pop, usado pelos elementos da banda Ramones, Kurt Cobain ou, agora, por Miley Cyrus.

“São uns dos ténis mais emblemáticos de todos os tempos”, resume Jim Calhoun, presidente e director executivo da Converse. “Durante o processo de concepção dos Chuck II, concentrámo-nos na criação de um modelo que permaneça fiel ao ADN do original mas, ao mesmo tempo, que dê aos fãs mais razões para amar os seus Chucks”, explicou.

O uso da palmilha Lunarlon da Nike – a empresa responsável pelo crescimento e lucros da Converse desde 2003, ano em que a comprou –, usada nos ténis de corrida e de basquetebol da Nike, é o maior "twist" do novo modelo, que marca o primeiro "redesign" dos All Star, desde a sua primeira comercialização. E é aquele que vai fazer “mudar o jogo”, diz a CNN e curar os “pés doridos” pela anterior versão, acrescenta a "Bloomberg".

O maior problema dos ténis All Star originais, era a sola e o conforto – ou a falta dele. Richard Copcutt, vice-presidente da Converse, percebeu que os sapatos precisavam de ser melhorados depois de fazer um tour com uma banda de rock e os membros da banda se queixarem da duração dos ténis e do desconforto que sentiam quando os calçavam durante muito tempo. Também o director executivo da marca Converse percebe essa questão. “Eu adoro-os, mas gostava de conseguir usá-los por mais algumas horas”, confessou, citado pela Bloomberg.

Esta foi também a maior crítica ao bestseller da marca nas redes sociais, onde têm milhões de seguidores (922 mil no Twitter; 2,3 milhões no Instagram).

“Estamos a inaugurar não apenas um novo sneaker, mas uma maneira completamente nova de pensar”, confirmou Jim Calhoun.

Os novos ténis vão chegar às lojas a 28 de Julho e, inicialmente, serão vendidos ao lado da primeira versão e em apenas quatro cores: preto, branco, vermelho e azul. O formato cano-alto custa 75 euros e a versão baixa custa 70.

Sugerir correcção
Comentar