UP Street Porto: mercado de arte urbana está de regresso

Para além de mostras de "street art", esta edição propõe ainda uma série de iniciativas ao longo de seis dias, entre "workshops" de ilustração, "posters" e "graffitis", "talks", concertos e DJ Set’s

Foto
Regina Coelho

“UP Street Porto”, o mercado de arte urbana, regressa à cidade para mais dois fins-de-semana, desta vez integrado no programa oficial das Festas de São João do Porto.

Com lugar no Edifício AXA, na Avenida dos Aliados, o “UP Street Porto” é organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, e tem como objectivo promover a cultura urbana através de uma mostra e venda dos mais variados trabalhos desenvolvidos pelos principais nomes da arte urbana.

Depois da estreia em Dezembro do ano passado, este ano volta com mais duas edições. Alma, Elleonor, Fedor, Hazul, Godmess, Miguel Januário, Kino e Third são alguns dos 30 artistas já confirmados.

Foto

Para além de mostras de "street art", esta edição propõe ainda uma série de outras iniciativas ao longo de seis dias, entre "workshops" de ilustração, "posters" e "graffitis", "talks", concertos e DJ Set’s.

Este ano conta com um espaço dedicado à “Idiot Mag”, revista de cultura e tendências urbanas que ali assinalará o lançamento da sua 4.ª edição. Esta edição marcará o arranque do projecto “Viralata”, que pretende potenciar a reutilização de materiais usados na arte urbana (latas de "spray" e tinta, "caps", pincéis, etc.), reformulando a sua função através de um conjunto de acções lúdico-pedagógicas. A par da recolha de resíduos, o projecto propõe-se a criar um depósito onde os artistas possam enviar e colocar os materiais que utilizam.

Dividido por dois fins-de-semana, o “Street Art Porto” vai decorrer nos pisos 1 e 2 do Edifício AXA, sempre de sexta-feira a domingo, nos dias 12, 13 e 14 de Junho e nos dias 19, 20 e 21 de Junho.

No primeiro dia, 12, no piso 1, Bob Jeudy, director da Associação Le M.U.R., e, no piso 2, Bent e Maze (Dealema) vão dar música a quem passar por lá, com misturas electrónicas a partir das 20h.

No segundo dia do evento, no piso 2, compositores, DJ’s e interessados em tecnologia musical vão ter a oportunidade de frequentar um "workshop" de manipulação automática de músicas no earGram. “Copy & Paste”, às 17h30, é orientado por Gilberto Bernandes, e tem um limite de dez participantes e cada um deve levar um computador portátil e auscultadores. Ainda às 19h, a Sala Porta Jazz, no piso 1, conta com um concerto para os amantes do jazz.

No dia 14, Catarina Marques e Mariana Sampaio orientam o “Workshop para pentear as ideias”, onde se podem explorar as mais variadas formas de desenho, usando materiais como escovas ou pentes. Decorre no piso 2, às 17h30 e o limite de participantes é 18. Também no mesmo piso, o DJ Bent volta a passar os seus "sets" até às 22h.

No fim-de-semana seguinte, sexta-feira 19, Draw orienta um "workshop" para os amantes do "graffiti", no piso 2, às 17h30. Com a duração de duas horas e meia e um limite de 18 participantes. A noite acaba com o DJ Alma.

No dia 20, no piso 1, o grupo de jazz “Um trio de um grilo” dão música aos visitantes, pelas 19h30. No piso 2, há novamente workshop, “Poster”, orientado por Godmess. Com a duração de duas horas e meia e um limite de 18 participantes. Com início ao final da tarde, Alma e Bent animam o público até à uma da manhã. No último dia do “Street Art Porto”, Lara Luís orienta o workshop “Auto-retrato”, pelas 17h30, no piso 2. A encerrar, a DJ Monica Rock n’ Rolla anima o piso 2 até às 22h.

O Mercado de Arte Urbana, no Porto, tem entrada livre. Sempre com início às 17h00, prolonga-se até à 1h00 da madrugada às sextas e sábados, encerrando às 22h00, aos domingos. As inscrições para os "worshops" são feitas através do email arteurbana@portolazer.pt. O valor das vendas reverte integralmente para os artistas.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar