Coimbra já tem uma rede pública de Internet sem fios

Rede cobre a zona classificada como património da humanidade

Foto
Acesso à rede é gratuito e não requer senha Kacper Pempel/ Reuters

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentou na passada sexta-feira a rede “Coimbra+”, que permite o acesso gratuito à Internet sem fios em vários locais da cidade. O presidente do município, Manuel Machado, não quis especificar o custo de instalação nem de manutenção da rede que se estende desde o Parque Verde, na beira-rio, até à zona Alta de Coimbra (ver mapa), referindo apenas que “é um investimento comportável”.

A rede de carácter “universal e gratuito” destina-se a servir moradores, turistas, visitantes e até empresas que a queiram utilizar, afirmou o autarca. Pretende também “aproximar os cidadãos uns dos outros através da internet”. Apesar de o acesso ser livre, o mesmo não quer dizer que não haja condições para o fazer. O utilizador terá de aceitar os termos previstos – “um conjunto de pequenas condições de acesso” – para usufruir do serviço. Manuel Machado referiu que, “de acordo com as leis e regulamentos em vigor, durante um ano somos guardiães do registo da hora e local de acesso, caso haja necessidade de investigar por quem de direito”.

Sem definir prazos, o autarca avançou ainda que a etapa seguinte passa por ampliar a rede e articulá-la “com aquela que já se encontra instalada por outras entidades para serviços particulares”. “Já decorrem contactos para, onde isso seja tecnicamente exequível, se fazer a interoperabilidade das redes de forma a que se alargue o leque territorial do serviço”, particularizou. No futuro, “quando for tecnologicamente e economicamente possível”, o objetivo é também estender a rede “Coimbra+” à periferia da cidade.

Foto

O sistema com 24 pontos de acesso interiores e exteriores foi instalado por equipas da CMC e não requer senha de acesso. Em termos técnicos, a frequência da rede opera nas bandas de 2.4 e 5 Ghz.

Não é a primeira vez que se tenta implementar uma rede de Internet sem fios para usufruto público naquela cidade. A associação Coimbra Região Digital, fundada em 2005 e participada pela CMC, tinha já estabelecido vários pontos de acesso. No entanto, a empresa anunciou o seu processo de insolvência em Março de 2014.

Sugerir correcção
Comentar