Estudantes criam calçado para pessoas com paralisia cerebral

Liderado por estudantes das faculdades de Engenharia e de Belas-Artes da Universidade do Porto, nos dias 23 e 24 de Fevereiro inicia-se o projecto de desenvolvimento de calçado para pessoas com paralisia cerebral, com um "workshop" na FEUP

Foto
Marcelo Del Pozo/Reuters

O projecto Rita.Red.Shoes.cerebralpalsy.designproject é uma iniciativa no âmbito da Unidade Curricular Projecto Design Industrial do Mestrado em Design Industrial e de Produto, das faculdades de Engenharia (FEUP) e de Belas-Artes (FBAUP) da Universidade do Porto. O desenvolvimento de projecções de sapatos para pessoas com Paralisia Cerebral é o objectivo principal.

Este projecto, que tem como madrinha a cantora portuguesa Rita Redshoes, pretende contribuir para a produção de calçado que vá ao encontro das necessidades dos utilizadores, mas que, ao mesmo tempo, tenha em conta o sentido estético e as expectativas das pessoas que vão usar os objectos.

Entre os dias 23 e 24 de Fevereiro vai haver um "workshop" na FEUP, onde os estudantes vão integrar equipas de projecto multidisciplinares e, a estas, vão juntar-se pessoas com paralisia cerebral.

Durante esta actividade serão muitos os designers e outros participantes convidados para partilharem os seus conhecimentos com os alunos. A designer Lígia Lopes (FEUP) e o designer Matt Dexter (Sheffield Hallam University, UK) serão os responsáveis pela coordenação do projecto.

Esta acção é apenas a primeira parte do projecto, visto que a segunda vai desenrolar-se ao longo do segundo semestre da Unidade Curricular do Mestrado. Os resultados do Rita.Red.Shoes.cerebralpalsy.designproject vão ser expostos no mês de julho, em Sheffield, numa exposição da Conferência Design4Health 2015. E, no Porto, vão fazer parte do evento BIN@PORTO, no início de novembro.

Sugerir correcção
Comentar