Vai um “ping-pong” enquanto não fica verde?

A ideia é de dois jovens alemães e consiste em instalar um jogo de “ping-pong” nos semáforos de peões para ser jogado enquanto o sinal está vermelho. Campanha de "crowdfunding" decorre até 19 de Janeiro

Foto
DR

Para os peões que ficam aborrecidos enquanto esperam pela mudança de sinal do semáforo pode estar aqui a solução. Não, a ideia aqui não é tornar a espera pelo sinal verde mais rápida, mas sim mais divertida. “E se esperar pelo semáforo fosse divertido?” É este o lema de Amelie Künzler e Sandro Engel. Os dois jovens alemães criaram o ActiWait, um jogo de “ping-pong” interactivo para instalar nos semáforos de peões e que pode ser jogado com quem espera do outro lado da rua.

“É uma forma de se divertir enquanto se espera pelo semáforo verde e de facilmente conhecer outras pessoas”, garantem na página de “crowdfunding” na Indiegogo. No entanto, a ideia já surgiu em 2012, na altura com o nome StreetPong. A dupla fez um vídeo e as pessoas não ficaram indiferentes: reuniu cinco milhões de visualizações e partilhas no Youtube, Twitter e Facebook. Perante o sucesso do vídeo, os dois jovens estudantes decidiram avançar e juntos formaram a Urban Invention.

Em Outubro de 2014 foi lançado o protótipo e com o desenvolvimento do produto, decidiram mudar o nome para ActiWait. E porquê? “Porque é usado enquanto se está à espera… e não de forma passiva, mas activa”, justificam. A “segurança” é uma das características apontadas pelos dois jovens. Com o ActiWait, os peões e os ciclistas são encorajados a esperar pela mudança do sinal, em vez de atravessarem a rua, destacam no site.

Actualmente, a dupla está empenhada em profissionalizar a produção, mas necessita de financiamento. Os primeiros passos estão dados, falta agora desenvolver o “hardware” e “software” e passar por testes oficiais de segurança. Para já, o ActiWait dispõe apenas de funções básicas, mas o objectivo é aumentar o leque de funcionalidades: feeds de notícias, navegação, educação no trânsito para crianças, pesquisas e “speed dating”.

Amelie e Sandro decidiram, então, criar uma campanha de “crowdfunding”, que decorre até 19 de Janeiro. A meta é de 35 mil euros e, até ao momento, conseguiram angariar 490 euros. A previsão é de que a produção e a distribuição se realizem entre Outubro e Novembro de 2015.

Sugerir correcção
Comentar