LX Factory está no top das melhores "fábricas ressuscitadas" do mundo

"Condé Nast Traveler" espanhola escolhe LX Factory de Lisboa para o seu "atlas mundial das fábricas ressuscitadas" sob o mote "menos fumo e mais cultura"

Foto
Rui Gaudêncio

É um passeio em formato fotográfico por um "novo mundo", prometem, numa lista sem "chaminés ferrugentas, skylines pós-apocalípticos ou robots melancólicos". Pelo contrário, escreve a "Condé Nast Traveler" na sua edição espanhola, este é um passeio pelas "veias de uma geração que encontrou alma e utilidade em espaços industriais obsoletos e mastodônticos".

A lista inclui 32 propostas que vão por toda a Europa e mais além, passando por Berlim ou Dortmund e Hamburgo (e mais Alemanha, especialista na reinvenção de espaços industriais), Madrid (Matadero) e Barcelona (Fabrica Moritz ou CaixaForum) e Bilbao (La Alhóndiga), Moscovo, Atenas, Zurique e um pouco por todo o continente. Mas também salta oceanos, até Marrocos, Japão, China, México e Estados Unidos.

Portugal tem direito a uma entrada na lista graças à reinvenção e "sangue novo" do gigantesco espaço localizado em Alcântara e que no século XIX foi casa da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense. Depois, ainda acolheria empresas como a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, a tipografia Anuário Comercial de Portugal ou, mais recentemente, a marcante Gráfica Mirandela. Morta a indústria, em 2008 nasceu a "ilha criativa" LX Factory, considerada pela revista CNT um "epicentro da cultura da cidade, uma ilha de 23 mil metros quadrados dedicados à arte, design e música contemporânea". Segundo resumem, "nas suas ruas revitalizadas não faltam restaurantes, bares, salas de concerto e muitas exposições".

Foto
Livraria Ler Devagar DR

Aqui, define-se a própria LxFactory na sua página, "a cada passo vive-se o ambiente industrial”, é “uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir, apresentar ideias e produtos num lugar que é de todos, para todos".

Foto
1300 Taberna Raquel Esperança

Actualmente, os "residentes" são quase duas centenas (incluindo locais como a impactante livraria Ler Devagar, a 1300Taberna ou o bar-disco Faktory) e o espaço realiza diversos eventos, caso dos concorridos Open Days, dias com programação farta e diversificada em que todos são convidados a visitar e participar. O próximo é a 7 de Novembro.

Foto
Companhia de Fiação de Tecidos Lisbonense (actual edifício I do espaço) LXFactory
Sugerir correcção
Comentar