Facebook quer que utilizadores revejam definições de privacidade

Rede social pede a utilizadores que confirmem se estão a partilhar informações com quem de facto pretendem

Foto

Nos próximos dias, os 1300 milhões de utilizadores do Facebook vão ser convidados a realizar um "check-up" à privacidade da sua conta. Em Maio, o Facebook lançava uma espécie de experiência piloto, onde um pequeno dinossauro azul pedia a alguns utilizadores que revissem com quem queriam partilhar informação ou indicassem o conteúdo no seu perfil que pretendiam manter privado. Agora, o processo vai ser pedido a todos os utilizadores.

Num curto comunicado, o gerente de produto da rede social, Paddy Underwood, explica os passos a dar para indicar com quem se pretende partilhar informação. Na conta do utilizador irá aparecer uma janela com uma opção a pedir para realizar o check-up de privacidade. Depois é clicar em Let’s do It (Vamos fazê-lo) e o processo decorre durante um a dois minutos.

No primeiro passo, o utilizador é ajudado a confirmar se está a partilhar dados com quem pretende de facto. Depois são mostradas as aplicações a que o utilizador acedeu com o Facebook. É possível editar as pessoas que vêem cada uma das aplicações e as mensagens que venham a ser publicadas pelo utilizador, ou ainda apagar as aplicações que já não são utilizadas.

Por fim, o utilizador é convidado a rever e a editar a privacidade de algumas das principais informações que tem no seu perfil, como local de trabalho, de residência ou de habilitações académicas.

O Facebook fez um balanço positivo da experiência piloto que lançou em Maio para revisão da privacidade. Segundo a rede social, a maioria dos utilizadores que fizeram a actualização usaram sem dificuldades as opções disponíveis. Com base neste balanço, o Facebook decidiu agora lançar o convite a todos os seus utilizadores.

“Sabemos que vem ao Facebook para se ligar aos seus amigos, não connosco. Mas também sabemos o quanto é importante ter o controlo do que se partilha e com quem partilhar”, escreve Paddy Underwood na nota da empresa.

Sugerir correcção
Comentar