Vodafone Paredes de Coura: dez concertos que não podes perder

As escolhas da plataforma Tradiio para o festival que decorre na Praia Fluvial do Taboão, de 20 a 23 de Agosto

DR
Fotogaleria
DR
DR
Fotogaleria
DR

Faltam poucos dias para Paredes de Coura, aquele que é para muitos o melhor festival português no que toca ao cartaz e ao ambiente. Como no Tradiio não respiramos apenas música portuguesa, decidimos aceitar o convite do P3 e escolher dez músicas e bandas obrigatórias para ouvir nesta edição.

Cage The Elephant

Misturam influências de funk e punk numa base de rock. Para o terceiro álbum, a banda deixou de ouvir música de outras bandas para irem para estúdio sem influências. Esta escolha resultou na descoberta de uma identidade e de um som honesto e muito próprio. Os Cage The Elephant são agora uma banda mais coesa e apresentam um som mais "mellow" em relação aos dois primeiros álbuns. Tocam a 20 de Agosto, pelas 22H00, no palco Vodafone FM.

Panama

A pop electrónica leve mas nostálgica dos Panama é a banda sonora perfeita para uma tarde de calor à beira-rio — na verdade, é também uma óptima banda sonora para a viagem até Paredes de Coura. A sua sonoridade é isso mesmo, uma viagem pop. E, apesar de não fazerem nada de particularmente original, fazem-no soar muito bem. Tocam no palco Vodafone FM a 21 de Agosto, pelas 19H00.









CHVRCHES











Desde 2011 que Lauren Mayberry, Ian Cook e Martin Doherty são os CHVRCHES, banda electro pop da Escócia. O synth-pop dos anos 80 aliado à pop electrónica contemporânea tem a pista de dança como ponto de partida. E de chegada. Tocam no dia 21 de Agosto, às 23H15, no Vodafone FM. 

Mac DeMarco

Nasceu em 1990 mas já lançou três discos em nome próprio. A nova cara (e surpresa) do lo-fi volta a Portugal, depois de ter passado em Guimarães a propósito do 180 Creative Lab, em Setembro passado. Trovador dos tempos modernos, cheio de originalidade e alguma excentricidade à mistura, o jovem canadiano tem-se revelado um dos protagonistas mais interessantes dentro deste género. Toca às 21H20 do dia 21 de Agosto, no palco principal do festival. 

Thee Oh Sees

O garage pop experimental dos Thee Oh Sees chega a Paredes de Coura no dia 21 de Agosto e traz os 13 álbuns que a banda lançou desde a sua formação em 2007. Visualmente extravagantes, são conhecidos pelas suas actuações enérgicas, típicas do género que tão bem representam. Tocam às 22h20 do dia 21 de Agosto, no Vodafone FM.

Perfect Pussy

Punk e hardcore com uma voz feminina a liderar. Esta banda americana é conhecida pelas actuações ao vivo, puramente punk — pequenas, carismáticas, intensas e quase sem pausas. No dia 22 de Agosto às 22H20, um concerto a não perder. 

Sensible Soccers

Os Sensible Soccers são uma das bandas que melhor contribui para o óptimo estado de saúde em que a música nacional se encontra. Donos de som único, dominam a electrónica explorando-a em formato progressivo. Em disco e ao vivo são difíceis de descrever, fáceis de ouvir. Tocam às 18H30 do dia 23 Agosto, no palco principal.

Kurt Vile & The Violators

Esta é mais uma óptima desculpa para se chegar cedo ao recinto — o lo-fi de Kurt Vile & The Violators volta a Paredes de Coura (tocou pela primeira vez em 2011) pelas 19H40 do último dia do festival. "Wakin on a Pretty Daze", altamente aclamado pela crítica e pelo público, é um álbum relaxado e intimista assente no folk lo-fi a que Vile (tão bem) nos tem habituado.

Goat

É difícil prever o que os suecos Goat poderão apresentar em palco. A banda, que assenta a sua base sonora em música tradicional da região onde nasceu, toca mascarada, influência também da mesma região marcada pelos rituais vudu que eram praticados noutros tempos. O rock psicadélico é um elemento igualmente importante e presente nas músicas da banda, que toca pela primeira vez em Portugal no dia 23 de Agosto, pelas 22H20, no palco Vodafone FM. 

1-800 Dinosaur

O conceito nasceu durance as tours de James Blake — as "after-parties" depois dos concertos tinham este nome e foram depois recriadas, fora das tours, num clube de Londres. Daí, o conceito passa a editora e agora o trio fundador — Blake, Dan Foat e Airhead — toca "oficialmente" com este nome. O garage e dubstep londrino vão invadir Paredes de Coura às 02H45 do dia 23 de Agosto. 

Sugerir correcção
Comentar