Mini-casa portátil e flutuante pode ser puxada por bicicleta

Chama-se Taku-Tanku, é feita com grandes tanques de água e pode ser utilizada como abrigo em situações de desastres naturais

Foto
DR

É uma espécie de autocaravana — super leve, portátil e amiga do ambiente — que quer ser um potencial abrigo em situações de desastres naturais. A empresa Stereotank e o designer japonês Takahiro Fukuda juntaram-se para criar a Taku-Tanku, uma mini-casa para duas ou três pessoas construída com dois gigantes tanques de água (e mais uns tantos materiais não modificados e disponíveis em lojas comerciais).

O facto de os tanques serem feitos de plástico torna-os bastante leves e facilmente transportáveis: "Os materiais utilizados são leves, o que faz a Taku-Tanku fácil de carregar, seja por uma pessoa, por uma bicicleta ou por um carro", explicaram os fundadores da Stereotank, Marcelo Ertorteguy e Sara Valente, ao Fast Company. Além disso, graças à natureza do material de construção, as casas flutuam facilmente, podendo ser puxadas por um barco.

"O facto de os tanques serem pré-fabricados torna mais fácil a construção de um abrigo, não só na configuração usada pela Taku-Tanku mas de muitas outras formas, como por exemplo a possibilidade de criar diferentes 'layouts' e formar um complexo modular", explicaram os arquitectos Marcelo e Sara.

Foto

O abrigo não tem cozinha nem casa de banho, pretende ser apenas um sítio com algum conforto para dormir, com janelas, uma clarabóia, luzes de energia solar e um espaço que pode servir como mala para levar objectos em viagens. Os criadores estão agora à procura de financiamento para esta ideia, com o objectivo de transformar a Taku-Tanku — para já apenas no papel —num "kit" que qualquer pessoa possa adquirir e construir sozinha.

Foto
Sugerir correcção
Comentar