“Não acha que essa frase do Fernando Pessoa devia levar ali uma vírgula?”

Três criativos — fartos de suspirar sempre que um cliente faz um pedido absurdo — decidiram criar o #palavradocliente. Aqui recolhem e reúnem as frases inusitadas. “O cliente vai ter sempre razão — não está é sempre certo”, dizem

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Na #palavradocliente, todas as frases são reais e já fizeram suspirar muitos clientes

Trabalham na área da criatividade e todos os dias lêem ou ouvem frases que não fazem sentido. Pedidos inacreditáveis de clientes, que se acham sempre no direito de exigir prazos impossíveis — ou, então, de não pagar pelo trabalho. Afinal, a primeira regra da área é “O cliente tem sempre razão”. Está na hora de tirar do pódio esta máxima, consideram os três criativos que criaram a #palavradocliente. “Não vamos pagar a foto. Utilizem alguma coisa grátis, todas as agências têm um álbum de imagens grátis” é só uma das centenas de frases que os três jovens, com idades entre os 24 e os 36 anos, partilham na página de Facebook do projecto.

“Pelas razões óbvias não queremos ser identificados”, sublinham, em entrevista por e-mail ao P3. Ficam no anonimato, sim, mas com uma missão: “partilhar as dores” de muitos outros criativos, que trabalham em agências de publicidade [vê a fotogaleria].

"Quando o cliente opina às 18h38 e a resposta tem de ser entregue até às 19h!” é a única descrição que têm na vossa página. Afinal, o cliente tem sempre razão?

Queremos mudar essa mentalidade e esse é um dos objectivos desta página. O cliente vai ter sempre razão — não está é sempre certo. Não queremos que a #palavradocliente confie nos criativos, confiar é uma palavra muito forte. Queremos que acredite nos criativos porque eles querem o melhor para as marcas que trabalham. Bons trabalhos são reconhecidos pela indústria, pelos pares e, claro, por todas as pessoas que vão ver e partilhar entre si. Por essas mesmas razões, todos querem fazer o melhor trabalho do ano ou mesmo das suas vidas. Onde há um choque é que na criatividade todos temos razão, #somostodoscriativos, e muitas das vezes temos de arranjar um meio-termo entre a nossa realidade e a realidade do cliente, que também é criativo e também está sempre a ver coisas. Quando um cliente pede “Quero uma campanha igual à que vi ontem!”, isto é uma facada no coração de um criativo e, na verdade, uma facada na marca. Queremos que a #palavradocliente perceba isso mesmo e acredite no que está a ser feito, no que está a ser apresentado e, claro, dê opiniões a qualquer hora do dia — mas válidas.

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Quando um cliente pede 'Quero uma campanha igual à que vi ontem!', isto é uma facada no coração de um criativo

Como se lembraram de criar uma página de Facebook com estes pedidos de clientes?

Quem trabalha em agências sabe que quando há um suspiro bem alto na sala é porque alguém recebeu um e-mail com uma #palavradocliente. Numa sexta-feira igual a muitas outras, quando já estávamos prontos para sair, alguém recebeu um desses e-mails e suspirou. Em menos de nada estávamos a trocar #palavrasdocliente das quais nos lembrávamos e um de nós disse: “Isto devia ser partilhado com o mundo”. Rapidamente chegámos a um conceito, uma estrutura, uma direcção para a página e na semana a seguir estávamos lançados. Fomos partilhando pelos amigos mas nunca nos identificámos como criadores da mesma: a página foi crescendo organicamente e tem sido muito positivo.

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Os três jovens criaram uma #palavradocliente especialmente dedicada ao P3

Enquanto escrevo estas questões, o número de frases vai em 121. São vocês que se lembram delas ou são inspirados por leitores?

Todas as frases que partilhamos são verdadeiras, aconteceram mesmo e é aqui que a página tem o seu valor, na veracidade do seu conteúdo. No início fizemos um apanhado das que já tínhamos ouvido e lido estes anos, depois os nossos fãs começaram a enviar as suas. Recebemos muitas mensagens durante o dia, respondemos a todas a agradecer a partilha e dessas fazemos uma selecção. A grande maioria dos fãs que nos envia frases não quer ser identificado, o que compreendemos — nós também não queremos. E essa é a premissa desta página: partilhem connosco o que já ouviram de “estranho”, todos nós passamos por isso todos os dias e compreendemos. É uma espécie de local sagrado de quem sofre: aqui pode gritar bem alto, ninguém o vai julgar. Na verdade, até vai compreender por que grita.

Bem sei que é como perguntar qual o filho preferido, mas qual é a vossa frase favorita?

A nossa prole é grande e como pais babados que somos é impossível escolher o nosso preferido de entre 121 filhos. Mas se nos perguntarem quais os filhos com maior potencial nesta luta diária, podemos dizer que o “Preciso do Printscreen em HD” é um desses casos, assim como o “Gostamos de tudo na campanha mas mudem só o conceito!” ou, para finalizar, o “Gosto muito do storyboard, mas quem vai filmar é um sobrinho meu porque tem muito jeito, ele costuma filmar o nosso jantar de Natal lá em casa”. A realidade é que a grande maioria dos criativos, infelizmente, já ouviu uma destas três, que são muito comuns.

Há muita gente enganada quanto ao trabalho dos criativos?

A #palavradocliente está muitas vezes enganada — e grande parte das vezes sente-se enganada. Os clientes precisam de formação, precisam de perceber que um bom trabalho não “se faz em dois minutos”. Não “abres o photoshop e isso fica feito” e muito menos “tens uma ideia em cinco minutos”. Um bom trabalho, assente numa boa ideia ou num bom conceito, demora o seu tempo e tudo é pedido para ontem. E quando tudo é pedido para ontem a dificuldade é enorme (para não dizer gigante) em fazer coisas de qualidade. Um verdadeiro criativo quer ajudar a #palavradocliente a ter sucesso mas isso demora o seu tempo. Nunca há bons resultados em apenas dois dias. Cada #palavradocliente é diferente, com mensagens diferentes, mas no final todas querem o mesmo: “Façam-me isto com pouco dinheiro, quero que seja viral, que a minha marca seja falada e que esteja nas ruas daqui a uma semana”. Conseguir isto exige trabalho, análise, um método, “know-how”, experiência e, claro, criatividade. A #palavradocliente tem que estar mais próxima do trabalho criativo para partilhar o problema, para transmitir os sonhos de cada negócio e marca.

Têm mais de 7 700 fãs no Facebook. Alguma novidade para breve?

Queremos tentar mudar a #palavradocliente e para isso temos várias ideias para a página. Vamos ter novidades muito em breve, passar para outro nível. Além de partilharmos as frases que os fãs nos enviam, teremos uma rubrica de vídeo no Facebook, com grandes profissionais da área a partilhar as #palavrasdocliente que já ouviram e a dar conselhos aos mais novos. Também vamso ter bons ilustradores portugueses a ilustrar algumas #palavrasdocliente. O que, no início, era uma agregador rapidamente pode e vai tornar-se num impulsionador. O cliente tem sempre razão — e quando não tem razão aplica-se a regra que diz que tem. Queremos evitar (em demasia) a aplicação dessa regra e tornar o trabalho criativo em Portugal de grande nível, para que seja um mercado com muito valor e reconhecido em todo o mundo.

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