Concurso premeia vídeos e cartazes sobre o Douro com quatro mil euros

Concurso pretende distinguir trabalhos criativos e empreendedores que valorizem o Douro. Designers e criativos podem concorrer com vídeos e cartazes alusivos à região

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José Manuel Ribeiro/Reuters

O “Prémio Douro Empreendedor” está de volta e, este ano, está também à procura de vídeos e cartazes que promovam a região. Isto porque foram criadas duas novas categorias dirigidas a designers e criativos. Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), explicou ao P3 que o objectivo é  “diversificar e alargar a participação de novos públicos, em particular os mais jovens”. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de Outubro.

 Além das novas categrorias destinadas a criativos nas áreas do audiovisual, design e artes plásticas, mantêm-se as categorias dirigidas a empresários — "Novas empresas", "Empresas Inovadoras e Criativas" e "Projectos de Turismo Internacional". 

O vencedor de cada uma das cinco categorias receberá quatro mil euros em dinheiro. Para os segundos e terceiros lugares “está prevista a atribuição de menções honrosas”, afirma Fontainhas Fernandes, que também é responsável pela rede EmpreenDouro. Podem candidatar-se empresários e criativos com idade superior a 18 anos, individualmente ou em grupo. 

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Fontainhas Fernandes acrescenta ainda que “os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objecto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais”. “Beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede”.

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Quando terminadas as candidaturas, um júri seleccionará os 20 melhores trabalhos que serão votados online entre os dias 20 de Outubro e 14 de Novembro. A gala de entrega dos prémios vai realizar-se no Teatro de Vila Real, em Novembro, num dia a definir pela organização.

A iniciativa tem como objectivo criar produtos e acções que promovam a região e permitam aumentar a visibilidade do Douro. Fontainhas Fernandes, explicou que numa perspectiva global, esperam receber trabalhos que tenham em consideração três ideias-chave: a identidade própria que o Douro tem, qualidade da região e o facto de a tradição se cruzar com a inovação e criatividade.

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