Host: Pedro Lemos

Com o Optimus Primavera Sound a caminho, fomos conhecer os vários portos dentro do Porto. O chef Pedro Lemos viaja no tempo sempre que percorre as ruas da Foz Velha

Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Fernando Veludo/nFactos
Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Fernando Veludo/nFactos

Uma rua

Rua Padre Luís Cabral, situada numa das mais belas e emblemáticas zonas históricas da cidade Invicta, a característica Foz Velha, património classificado — onde o rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. As casas apertadas umas contra as outras são personagens neste cenário inesquecível, e o povo é a alma da zona, convidando-nos a uma viagem no tempo para histórias de outrora.

Uma loja


A Casa Chinesa, uma mercearia tradicional junto ao mercado do Bolhão, fundada no início dos anos 50. Ainda hoje a única loja onde encontro alguns dos produtos mais raros e exclusivos que utilizo na minha cozinha.

Um petisco

Os cachorros da cervejaria Gazela. Para além desta maravilhosa iguaria, esta casa tem, sem dúvida, o melhor serviço “taberneiro” e o melhor fino da cidade.

Um café

O Chalet Suisso do Passeio Alegre. Um dos poucos quiosques que subsistem na cidade do Porto.

Um bar/uma discoteca

O pub Bonaparte, na Foz, e o The Gin Club, no Porto.

Um segredo

A casa mais antiga da cidade do Porto, séc. XIII, um local escondido nas traseiras da Sé, no Beco dos Redemoinhos.

Uma fuga

O Parque da Cidade. O seu aspecto campestre que se estende até ao Oceano Atlântico, totalmente oposto ao dos grandes aglomerados urbanos, torna-o num local místico onde o passado e o presente andam de mãos dadas. Para mim, um espaço de diversão, relaxamento e exercício físico. Sem dúvida, um marco icónico da cidade, considerado como uma das 100 obras mais notáveis construídas em Portugal no século XX.

Um "guilty pleasure"

Jantar uma vez por mês no Restaurante Pedro Lemos — não consigo resistir à tentação.

Obrigatório

A viagem de eléctrico da Ribeira até à Foz. A maravilhosa experiência de nos deslocarmos numa relíquia histórica acompanhados da vista magnífica que a marginal do Porto oferece.

"After-hours"

Em minha casa, com amigos, a abrir umas boas garrafas de vinho e a petiscar.

Sugerir correcção
Comentar