Red Dot distingue design de produto português

Recuperador de calor, assinado por Souto de Moura, está entre os distinguidos com o prémio Red Dot na categoria Design de Produto. Vencedores são oficialmente anunciados em Julho

Foto
DR

O recuperador de calor, desenhado por Souto de Moura para a Alba, a papeleira Sheet, com assinatura de Pedro Martins Pereira da Larus, e o analisador bioquímico BA 400, conceptualizado pelo gabinete português Grandesign para a espanhola BioSystems S.A., foram distinguidos este ano com o prémio Red Dot na categoria Design de Produto, que todos os anos premeia algum do melhor design mundial em diferentes áreas. Também o capacete Switx SX.1O da NEXX Helmets recebeu uma menção honrosa.

O Pritzker de Arquitectura 2011 assina o recuperador de calor que tem espaço para armazenar lenha e inclui na porta um puxador com aplicação de madeira que evita que o utilizador se queime. "A elegância da solução de aquecimento, possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar. A chaminé pode ser oculta, mediante saída de fumos posterior, permitindo maior discrição do equipamento no espaço", refere, em comunicado, a Alba, que está agora a ser recuperada por Pedro Martins Pereira, bisneto do fundador da metalúrgica e fundador e presidente da Larus.

A papeleira Sheet, criada pelo próprio para o Al Shaheed Park, no Kuwait, garantiu mais um Red Dot à empresa de mobiliário urbano de Albergaria-a-Velha. “Pretendemos evocar uma folha de papel dobrada. A ludicidade e simplicidade desse gesto, materializado na quinagem dos cantos da chapa frontal e tardoz, pretendeu assegurar funcionalidade. É um produto que cria uma relação simbólica e empática contra a aversão que as pessoas desenvolvem face aos resíduos. Nesse sentido, creio ser uma abordagem simpática”, refere, em comunicado, Pedro Martins Pereira.

Foto
Papeleira Sheet, da Larus DR

4815 propostas de 53 países. 

Foto
Analisador bioquímico BA 400, da Grandesign e Biosystems DR

Desenhado e construído pela Grandesign, empresa da Marinha Grande pertencente ao grupo Vangest, em estreita colaboração com a catalã Biosystems, o analisador de sangue BA400 pretendeu, desde o início do projecto, combinar "as melhores e as últimas soluções técnicas com o design arrojado", de forma a "fortalecer a usabilidade e singularidade" do produto, como se pode ler na descrição do equipamento. Trata-se de um equipamento clínico para análises bioquímicas, direccionado para diagnósticos "in-vitro" feito em laboratório. 

Foto
Switx SX.10, capacete da NEXX Helmets DR

Já o modelo Switx SX.10, o novo capacete Jet com engenharia da NEXX Helmets e assinatura do designer português Emanuel Rufo, recebeu uma menção honrosa. No Facebook, a empresa destaca o Cooling Cover Tech, "um dos sistemas de ventilação mais avançados alguma vez projectados para um capacete aberto", e as "excelentes soluções de detalhe".

Este ano, o júri do Red Dot Award: Product Design, composto por 40 especialistas mundiais na área, teve de avaliar 4815 propostas oriundas de 53 países. Foram atribuídos 72 Red Dot: Best of the Best, a distinção máxima desta competição. Portugal está, assim, mencionado em três dos 1120 Red Dot atribuídos e numa das 123 menções honrosas. A cerimónia de anúncio e entrega de prémios realiza-se a 7 de Julho, na Alemanha. Segue-se uma exposição que decorre, de 8 de Julho a 3 de Agosto, no Red Dot Design Museum Essen.

Artigo actualizado às 16h46 com novos dados sobre os produtos.

Sugerir correcção
Comentar