Knight Center abre novo curso online gratuito — e em português

"Introdução à Visualização de Dados e Infografia" é o tema do primeiro curso MOCC em português, organizado pelo Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas

Foto
Susana Vera/Reuters

Alberto Cairo é novamente o mentor do mais recente curso MOOC (Massive Open Online Course) organizado pelo Knight Center for Journalism in the Americas, que se debruça sobre a visualização de dados e infografias.

Este é o primeiro curso MOOC, organizado por estas instituições, totalmente leccionado em língua portuguesa. Contudo, é já o nono curso para jornalistas oferecido pelo Knight Center e o segundo em parceria com a Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ) e com o apoio da Google. Estas iniciativas estão acessíveis a participantes de todas as partes do mundo e acumulam já 33 mil inscrições de pessoas de 150 países diferentes.

Este curso em específico já esteve disponível por três vezes, sempre com Alberto Cairo como mentor e sempre em inglês, tendo abrangido 12 mil pessoas na totalidade.  

Alberto Cairo defende este curso, afirmando acreditar "que jornalistas do mundo todo sentem a necessidade grande de entender melhor as técnicas relacionadas com a transformação de dados e informação em gráficos estatísticos, mapas e diagramas". "Comunicar jornalisticamente hoje não envolve só saber apurar e escrever, mas também ser capaz de criar elementos visuais que revelem para o leitor padrões e tendências nos dados", diz.

O curso tem a duração de quatro semanas e decorre entre 14 de Abril e 12 de Maio. As inscrições podem ser realizadas através da página do Knight Center, que requer uma conta de utilizador para dar acesso ao formulário de inscrição. Embora seja gratuito, os participantes que quiserem receber um certificado terão que pagar 30 dólares (cerca de 22 euros). O certificado será emitido apenas para os alunos que participarem activamente no curso e cumprirem a maior parte dos requisitos, como questionários e exercícios.

Aos participantes que consigam ficar nos oito melhores projectos finais do curso e que sejam residentes no Brasil, a Google oferece a possibilidade de se candidatarem a uma bolsa. Jornalistas, estudantes ou professores de jornalismo podem ganhar uma bolsa para participarem no 10.º Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, que decorre em São Paulo, durante o mês de Agosto de 2014. A bolsa inclui a viagem e a estadia naquela cidade.

Sugerir correcção
Comentar