Beats Music, o novo serviço de streaming musical

Para já só chegou ao gigante mercado americano, mas o objectivo da plataforma é concorrer com o líder Spotify

Foto

Foi lançado esta quarta-feira no mercado americano um novo serviço de “streaming” musical chamado Beats Music. A plataforma vai permitir o acesso a mais de 20 milhões de faixas de grandes editoras como a Universal, Sony e Warner, bem como de selos independentes. Para já, nos Estados Unidos, o Beats Music funciona mediante uma subscrição mensal de 10 dólares (pouco mais de sete euros) e os interessados terão à sua disposição um período gratuito de sete dias para decidirem se optam pelo serviço.

O novo serviço da empresa Beats Electronics foi criado pelo produtor musical Jimmy Lovine e pelo veterano rapper americano Dr. Dre e concorrerá directamente com outros serviços populares de streaming como o Spotify, Deezer ou Rdio. O líder do grupo Nine Inch Nails, Trent Reznor, é outro dos nomes conhecidos envolvidos na operação, já que será um dos responsáveis criativos da plataforma. É dele a voz que se ouve no vídeo promocional que pode ser visto em baixo.

Existe cada vez mais concorrência entre este tipo de serviços. Aliás a recente medida do Spotify de retirar as limitações do seu serviço (os utilizadores da versão gratuita do Spotify já não estão limitados no número de músicas ou de horas a que podem aceder ao serviço mensalmente) foi lido pelos especialistas como sendo uma medida encoraja pela entrada no mercado de novos concorrentes como o Beats Music.


A empresa do Beats Music terá uma equipa de profissionais, com experiência em rádio e produtoras, que será responsável pela curadoria das listas de música que serão sugeridas aos utilizadores da plataforma. Aliás, um dos aspectos mais divulgados deste serviço está nas listas de música que podem ser personalizadas consoante as preferências e o contexto dos utilizadores. Os assinantes receberão alertas, quatro vezes por dia, com listas de músicas e selecções de álbuns, que serão personalizados de acordo com os gostos musicais de cada um.


Outro recurso permite que o utilizador responda até quatro questões para gerar uma lista de músicas. É preciso informar a localização, a actividade, o ambiente e a preferência musical naquele momento. O Beats Music permite ouvir música por meio da Web e também em dispositivos como iOS, Android e Windows Phone. Ainda não se sabe quando é que será lançado noutros países.

Sugerir correcção
Comentar