Lipscani lança nova linha de malas "made in" Portugal

A primeira coleção completa de malas da marca “Lipscani” é inspirada na Arte Nova em Portugal. É repleta de temas que contemplam a arquitectura nacional, o romantismo, os miradouros de Lisboa, o fado e outros elementos da memória histórica e cultural do país

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O nome “Lipscani” é de origem romena e remete uma rua comercial da cidade de Bucareste DR

A abrir a época natalícia, a recente marca de acessórios, “Lipscani”, acaba de lançar um nova colecção de malas da criação da jovem designer Mariana Pires.


Para cada um dos 33 padrões diferentes existe uma mala e um lenço a condizer, concebidos a partir de um conceito próprio.
“O meu sonho sempre foi trabalhar os padrões inspirados em Portugal”, revela Mariana Pires, ao explicar que os desenhos elaborados à mão são inspirados na arquitectura portuguesa construída durante os períodos da “Art Nouveau” e “Art Déco”.


Para além do design, as matérias primas e as malas, em formato de “Shopper” ou “Satchel” são fabricadas em Portugal.


“O mais complicado foi encontrar parceiros à altura, mas finalmente agora temos uma fábrica que faz malas de alta qualidade e que aceitou e acredita no nosso trabalho”, revela a jovem designer.


Apesar das dificuldades iniciais, a marca conta com mais de 100 produtos à venda, incluindo, para além de malas e lenços, uma colecção limitada de almofadas e um conjunto de jóias exclusivas fabricadas pela mãe da designer, Gina Pires.


Desde a entrevista ao P3, no ano passado, Mariana Pires afirma ter mudado “muita coisa”. A “Lipscani” tem, agora, vários pontos de revenda a nível nacional - em Portimão, Lisboa, Cascais e Sintra -, e internacional, designadamente, na Córsega, em França.
“Os turistas vêem e compram. As malas têm ido para todos os cantos do mundo”, comenta a designer.


Para o próximo ano, Mariana Pires tem planos de começar com vestuário de alta costura, mantendo, ao mesmo tempo, uma componente comercial e mais acessível no mercado.


Os produtos da “Lipscani” podem também ser adquiridos via online, no próprio site da marca, e os preços variam desde os 25 euros, no caso dos lenços pequenos até aos 215 euros, no caso das malas “Satchel”.


Mariana Pires tem 20 anos e é licenciada em Design de Moda Industrial. Tirou o Mestrado em Comunicação de Moda na Escola de Belas artes de Utrecht, na Holanda e trabalhou em alta-costura com a designer de renome no panorama da moda internacional, Iris van Herpen.

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