Estes copos mudam de cor se a bebida for adulterada

Um jovem advogado de Boston criou uma linha de copos e utensílios para bebidas que detecta a presença de drogas. Copos e palhinhas vão estar à venda a partir de Setembro

Foto
DR

A Drink Savvy é uma linha de copos e utensílios de plástico para bebidas que detecta a presença das chamadas “date rape drugs” — substâncias sem cor, sabor ou cheiro utilizadas para assaltos ou ataques sexuais.

Se a bebida tiver sido adulterada, estes produtos inovadores mudam de cor: as palhinhas e outros acessórios brancos ficam vermelhos e, nos copos, aparecem riscas, também vermelhas. Assim é possível monitorizar o estado das bebidas durante uma saída à noite, por exemplo.

Anualmente, mais de um milhão de pessoas são vítimas de ataques sexuais potenciados por drogas colocadas nas bebidas, diz Mike Abramson, fundador do Drink Savvy. Nos últimos três anos, o advogado de Boston foi drogado uma vez e pelo menos três dos seus amigos também. Evitar que este tipo de ataques aconteçam passou a ser o objectivo do jovem.

Foto
DR

“Comprei tiras de teste para colocar na minha bebida regularmente, mas isso era uma coisa irritante e incrivelmente constrangedora socialmente”, diz. Não desistiu e, com o contributo de um professor de química do Instituto Politécnico de Worcester, John MacDonald, conseguiu desenvolver um material que detecta as substâncias.

No fim de 2012, Mike conseguiu angariar o valor necessário (50 mil dólares) para a produção da sua linha de copos e acessórios através de uma campanha de crowdfunding na plataforma IndieGoGo. As primeiras encomendas vão ser enviadas já a partir de Setembro e, em 2014, Mike espera ter material disponível para uma venda alargada. Os preços ainda não foram divulgados. 

Sugerir correcção
Comentar