Design: a incubadora vai ficar no mercado, entre os legumes

Empresas e projectos das áreas do design e das artes poderão candidatar-se à Incubadora de Design de Matosinhos de 1 a 10 de Setembro

Foto
DR
O design a conviver com o peixe e as alfaces para potenciar as indústrias criativas e transportar ideias e negócios de outras áreas para um ambiente diferente: um mercado? Sim. É essa a finalidade da Incubadora de Design QUADRA, criada pela câmara de Matosinhos em parceria com a ESAD - Escola Superior de Artes e Design, que vai funcionar no mercado municipal da cidade.
"A intenção sempre foi manter a identidade e a função do mercado; torná-lo "mais mercado", dotando-o de mais valências, de mais negócios, alocando nele mais potencial, tornando-o mais atraente ao investimento", disse ao P3 José Bártolo, um dos responsáveis pelo QUADRA. Procuram-se, explica o mesmo, projectos "que sejam inovadores, que tenham viabilidade económica e financeira e que produzam um efeito impulsionador na afirmação da criatividade e inovação portuguesas nos mercados nacional e internacional".
O período de candidaturas decorre entre 1 e 10 de Setembro e a QUADRA dá prioridade a projectos nas áreas das artes e do design (comunicação, moda, produto, ambientes, web, serviços). Os seleccionados serão conhecidos a 20 de Setembro, após deliberação do júri. Segue-se uma fase de "workshops", no inicio de Outubro, que irá dotar os participantes com conhecimentos na "elaboração de planos de negócios" e de "aceleração de ideias, de forma a melhor definir e estruturar os modelos de negócio", garante a ESAD.
Uma incubadora de empresas, uma "start-up" de futuras empresas e uma área de "co-working", acredita a ESAD, vão "acolher, apoiar e promover empresas e projectos capazes de responder ao desafio de trazer soluções e ideias que se destaquem pela inovação, pelo arrojo e pela sustentabilidade das suas propostas".
 
Drop e Maria Gambina
Já são várias as empresas que terão um lugar nesta incubadora. O atelier de design de comunicação Drop, a designer de moda Maria Gambina e os Arquitectos Anónimos são alguns dos projectos que se vão juntar ao projecto. A criatividade e a inovação serão elementos canalizadores para o desenvolvimento de novos negócios.
Pretende-se com este projecto dinamizar, integrar e promover negócios novos ou já existentes, assim como projectos que ainda se encontram em laboratório. Isto será conseguido através de "sinergias entre empresas de referência, novas empresas e projectos experimentais", diz a ESAD.
 
Para já, o espaço da Incubadora de Design esteve dedicado à elaboração de grandes exposições do QUADRA - Galeria: Isidro Ferrer 116 Carteles, David Carson Design, 1+1 design gráfico - João Machado, José Brandão, As Saias da Maria, entre outras.
Foto
Foto
Sugerir correcção
Comentar