Serralves em Festa é música a todas as horas

São dezenas os concertos — gratuitos, como todas as actividades do Serralves em Festa — programados para os dias 8 e 9 de Junho. O palco do Prado, algumas salas do Museu e da Casa de Serralves e clareiras improvisadas vão servir de palco para a música. É olhar para o programa e escolher

Duchess SaysDR
Fotogaleria
Duchess SaysDR
DR
Fotogaleria
DR

A Clareira das Azinheiras acolhe, no sábado, um “showcase” da jovem editora bracarense PAD. The Astroboy, Long Way to Alaska, LaLaLa Ressonance e peixe:avião são alguns dos nomes da PAD que actuam pelas 15h. Mais tarde, no court de Ténis, é a vez de Woodpecker Wolliams apresentar “The Bird School of Being Human”. Esta “apicultora, parteira e praticante de xamanismo” de nome Gemma Williams encontrou na música, pode ler-se no texto de apresentação, “uma espécie de missão superior, uma cura, uma verdade”; é às 16h30.

O court de Ténis promete uma tarde de Primavera que se estende, pelas 19h, com os Bader Motor: Fred Bigot, Vincent Epplay e Arnaud Maguet dividem-se, desde 2008, entre Berlim, Paris e Nice. A noite neste local continua com Loosers, às 21h, e os portugueses Sensible Soccers, 23h.

A madrugada de 8 para 9 de Junho passa-se no Prado e começa com King Midas Sound, pela meia-noite, logo seguido dos Diamond Version. Esta que é uma colaboração recente entre Alva Noto (Carsten Nicolai) e Beyetone (Olaf Bender), “dois dos grandes nomes da música electrónica actual”, promete criar pontes entre a galeria de arte a pista de dança; é à 01h30.

Foto
Woodpecker Wolliams DR

No domingo, a tarde de música começa no court de Ténis, pelas 14h, com Moe’s Implosion + M.Stad e, 30 minutos depois, é tempo dos portugueses Evols apresentarem, na Clareira das Azinheiras, alguns dos temas que farão parte do novo disco, a ser lançado ainda em 2013. De volta ao Ténis, Jibóia actua às 16h. Óscar Silva é o responsável por este projecto português e é conhecido por criar, em palco, uma viagem com uma guitarra, uma caixa de ritmos e uma “embaixada de teclados”.

Foto
Monster JinxFernando Veludo/nFactos

Para quem gosta do imaginário musical norte-americano dos anos 30 e 40, Serralves preparou uma espécie de “big band battle” entre a Orquestra de Jazz de Matosinhos e a WDR Big Band Cologne. Neste concerto, as duas orquestras vão estar em palco em simultâneo e apenas vão tocar composições em estreia. É no Prado, no domingo, pelas 17h30.

A música experimental das Selvhenter chega ao Ténis pelas 19h00 e, um pouco mais tarde, no Jardim Maria Nordman, é a vez do colectivo português Monster Jinx e das suas sonoridades independentes e descomprometidas.

O concerto de encerramento, às 23h de domingo, no Prado, está a cargo dos Dirty Honkers (depois dos Duchess Says terem cancelado os concertos na Europa).

Artigo actualizado às 13h25 de 4 de Junho

Sugerir correcção
Comentar